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PROTESTE oferece solução online de problemas com empresas

Serviço tem especialistas se o consumidor for associado

30 dezembro 2019 |

Os dias que sucedem o Natal são marcados pela “corrida” da troca de presentes que agita novamente o comércio urbano ou online. Em alguns casos o consumidor pode trocar seu produto, mas nem sempre o consumidor consegue fazer valer esse direito e nessa hora uma das soluções pode ser encontrada aqui no site da PROTESTE. No canal Reclame os associados encontram a ajuda de especialistas em Defesa do Consumidor não somente para os casos de problemas com trocas, mas qualquer outro assunto sobre o relacionamento entre o comprador e as empresas.

 

Entenda em quais casos o consumidor consegue fazer a troca de produtos:

 

- Em estabelecimentos físicos, o responsável pode ou não oferecer a troca e em qual prazo. Caso ele faça a oferta, tem de cumpri-la e se não a fizer, o consumidor pode exigir a troca ou o cancelamento da compra com a devolução do dinheiro;

 

- Se a compra foi feita fora do estabelecimento comercial, pela internet ou telefone, por exemplo, o consumidor pode exercer seu direito de arrependimento e solicitar o cancelamento da compra em até sete dias corridos da contratação do serviço ou do recebimento do produto, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Nesse caso deve ser realizada a devolução do produto ou o cancelamento do serviço e a devida restituição dao valor pago;

 

- Outra possibilidade de troca é em casos de produto com problema. Nessa situação, se o produto não for essencial, o fornecedor ou fabricante tem 30 dias para realizar o reparo. Em caso de produtos essenciais, como uma geladeira, por exemplo, a troca ou o dinheiro de volta pode ser imediato.

 

Na página, o consumidor escreve sua queixa e ela é encaminhada à responsável pelo produto ou serviço. Se ele for associado, terá apoio dos especialistas na solução do caso se ele receber uma resposta que não atenda sua necessidade ou até mesmo ele não receber o retorno.

 

 O serviço oferecido pela PROTESTE existe desde 2015 e desde então já recebeu 47.582 reclamações, com 81% de soluções positivas. O tempo médio de resposta é de oito dias. Para quem é associado, o diferencial é o atendimento pelos especialistas.

 

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