Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Previna problemas com equipamento a gás
Veja como você pode reduzir o risco na utilização do seu aquecedor, fogão e outros produtos que funcionam com gás de rua ou botijão.
18 maio 2015 |
aquecedores
Acidentes provocados por vazamentos de gás frequentemente apresentam consequências devastadoras. Confira abaixo dicas para se certificar de que sua casa está segura e prevenir imprevistos.

As chamas de gás devem apresentar cor azulada. Se elas estiverem instáveis ou amareladas, é sinal de que os aquecedores estão desregulados. Os registros e as conexões devem estar sempre em perfeito estado.

Em ausência prolongada (como viagens) é recomendável fechar os registros de gás dos aparelhos.

Não utilize a temperatura máxima do aquecedor sem necessidade. O local onde o aquecedor está instalado deve possuir ventilação permanente. 

Verifique periodicamente se a chaminé está perfeitamente encaixada, ajustada e desobstruída. Se possível, tenha em casa um detector de gás (vendido em lojas de ferragem).

Mantenha o aquecedor e o fogão sempre limpos e regulados, efetuando revisões periódicas pelo menos uma vez por ano. Verifique todas as noites se os registros e torneiras dos aparelhos a gás estão fechados.

Nunca utilize fósforos ou isqueiros para detectar vazamentos nos equipamentos e nas instalações.

Se você sentir cheiro de gás, abra as janelas e portas e verifique se o odor provém de fora. Se este for o caso, entre em contato com o zelador ou administrador de seu prédio para dar o aviso e pedir providências.

Se o odor não provém de fora, mantenha as janelas e portas abertas e feche todos os registros de gás de sua residência (aquecedor, fogão a gás e qualquer outro ligado na rede de gás).

Se você não conseguir identificar o vazamento, chame imediatamente o fornecedor de gás (no caso de gás encanado) ou um bombeiro de confiança (no caso de usar botijão de gás). Se possível, ventile e deixe o local até que tudo seja resolvido e não acenda luzes nele.

Gostou deste conteúdo? CADASTRE-SE agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!

Leia também

preco-galaxy-s7
taxa-juros
minimo-cartao
remédios

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.