Guia de Compras

Guia de Compras: Ar-condicionado

07 julho 2016

07 julho 2016

Guia de compras ar condicionado

Conheça os tipos de ar-condicionado e saiba qual deles pode atender melhor a sua demanda neste verão. 

Janela (ou parede): são os mais comuns, mais baratos e com maior presença no mercado. Se você quer refrigerar apenas um cômodo e não se incomoda com barulho, pode ser uma opção interessante.

Split: são mais modernos, apresentando o design e novas funções como diferenciais. São divididos em duas unidades: interna (evaporador) e externa (condensador). Isso reduz o nível de ruído dentro do ambiente, já que o compressor fica do lado de fora. Estes aparelhos são mais caros e ainda é preciso pagar pela instalação, que deve ser feita por assistência técnica especializada - o que é, aliás, exigência dos fabricantes para não perder a garantia do aparelho.

Split Inverter: são modelos Split, portanto mais caros que os “Janela” e é necessário pagar a instalação como nos Splits convencionais. Porém a tecnologia inverter promete economias de energia que podem chegar a 60%. Ao contrário dos modelos convencionais, os aparelhos inverter diminuem a velocidade do compressor, sem a necessidade de desligá-lo. Como o compressor não é desligado, os picos de consumo ocorridos quando o compressor é ligado são evitados. Desta forma,  o Split Inverter diminui as oscilações de temperatura do ambiente e gera economia de energia.

Multi Split: modelos com mais de um evaporador e um único condensador, para refrigerar diferentes ambientes de uma só vez. Contudo, são mais caros que os modelos split convencionais.

Portátil: são pesados e custam caro. Também precisam de acoplagem a uma janela ou a um espaço na varanda. A água resultante da operação é acumulada no próprio aparelho, ou seja, é preciso, de tempos em tempos, esvaziar o reservatório. Pode ser uma opção para quem não pode alterar a fachada da residência.

Outro critério que deve ser considerado na escolha de um ar-condicionado é a sua capacidade de refrigeração, medida em BTU/h. Existem aparelhos com capacidade bem pequena, como 5.200 BTU/h, e outros com capacidades bem grandes, acima de 60.000 BTU/h. Porém a maioria dos modelos encontrados no mercado está entre 7.500 e 30.000 BTU/h.

Vale lembrar ainda que há custos para a instalação de qualquer ar-condicionado. Os valores começam a partir de R$ 300,00, mas variam de acordo com o aparelho. É importante sempre pensar nessas quantias na hora de comprar.


Imprimir Enviar a um amigo