Notícia

Splits garantem conforto no verão

26 novembro 2014

26 novembro 2014

Há boas opções desse tipo de ar-condicionado, que resfriam rápido e dão boa estabilidade à temperatura.

O alto verão está aí e por isso a PROTESTE testou novamente diversos modelos de ar-condicionado split. E, como nesses dias de altas temperaturas o que mais queremos é chegar em casa e relaxar no ar refrigerado, conhecer o tempo que o aparelho leva para atingir uma temperatura agradável faz toda a diferença.

Para você ter uma ideia, em nosso teste, os aparelhos Consul (de 9 mil e 12 mil BTUs) foram os que levaram mais tempo para chegar a uma temperatura de conforto (respectivamente, 52 e 25 minutos). Já os modelos da Samsung das duas potências testadas foram os melhores: em apenas 25 e 20 minutos, respectivamente, deixaram o ambiente bem fresquinho.


COMPARE AR-CONDICIONADO SPLIT


Estabilidade da temperatura e consumo de energia

Na avaliação da estabilidade da temperatura, na qual verificamos a variação após atingir o conforto térmico, os modelos da Samsung também se saíram melhor, porque apresentaram menores alterações de graus. Por outro lado, o Electrolux apresentou o pior resultado, chegando a uma oscilação de mais de 4ºC.

Outra grande preocupação na hora da compra de um ar-condicionado é quanto ele consome de energia por mês. Consideramos uma hora por dia e verificamos que, entre os modelos de menor potência, o Consul, o LG e o Springer se saíram melhor (veja todos os resultados no gráfico da página ao lado). Já entre os de 12 mil BTUs, o Consul e o LG se destacaram. Em stand-by, o Electrolux foi três vezes mais econômico do que o Midea e o Springer, avaliados como muito ruins.

Bom desempenho, mas nem tão econômico

Veja que os aparelhos de maior potência se saíram melhor no tempo para atingir a temperatura de conforto (21º C), mas no consumo mensal de uma hora por dia, eles não foram tão bem assim. Por isso, antes de comprar o seu ar-condicionado, analise as suas necessidades. Se você mora no Rio de Janeiro, por exemplo, ao usar um aparelho de 9 mil BTUs, de menor consumo, durante oito horas por dia em um mês, vai gastar R$ 57,36 (mais impostos) na sua conta de energia. Já com o modelo 12 mil BTUs, de menor consumo, o valor vai ser de R$ 76,49 (mais impostos).

Altura de instalação deve ser de 2,30m

No que se refere ao manual, o Springer e o Midea não trazem informações sobre a altura ideal da instalação do aparelho, que deve ser de, no mínimo, 2,30 m em relação ao piso. Por isso, foram avaliados como ruins. Quanto às funções, todos os modelos possuem desumidificação, ventilação, resfriar e turbo – modo que joga jatos de ar forte para a troca de temperatura do ambiente. Os aparelhos da Samsung trazem ainda a função Vírus Doctor para reduzir as impurezas.

Nos controles remotos, avaliamos, além da clareza das funções, os botões, a iluminação do visor, o relógio e a temperatura. O Midea foi considerado bom, e os aparelhos Samsung ruins. Já os da LG não trazem a opção de apagar o painel do aparelho. Em segurança, não encontramos problemas, mas lembre-se de que é essencial uma instalação elétrica adequada.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!



Imprimir Enviar a um amigo