Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Splits resfriam o ambiente sem estabilizar
Conheça as características dos produtos analisados no teste e descubra qual possui o melhor desempenho para resfriar o ambiente.
26 julho 2012 |

Estão se popularizam cada vez mais os aparelhos do tipo Split, para avaliar os modelos testamos os principais produtos disponíveis no mercado e constatamos que muitos deles são bons. Alguns deixam um pouco a desejar em certos aspectos e nenhum proporciona o conforto esperado, pois eles não mantêm a temperatura estável depois de atingir o nível de resfriamento programado.

Em se tratando da facilidade de uso, vimos que os aparelhos não apresentam grandes problemas. Os controles remotos do Hitachi, do LG e do Electrolux, por exemplo, têm botões representados apenas por símbolos e, até a pessoa se acostumar com eles, deve levar algum tempo interpretando-os. O Hitachi também possui um display de difícil leitura, assim como o Consul e o York. Porém, nenhum aparelho apresentou possíveis dificuldades para controle de temperatura, velocidade, fluxo de ar ou para sua limpeza.

E no que diz respeito à segurança elétrica nosso teste mostrou que nenhum dos aparelhos oferece risco ao consumidor em sua operação. As marcações e instruções a esse respeito são suficientes – embora exista um pouco de confusão com a utilização de unidades que não são as ideais –, há proteção contra acesso às partes vivas e os splits possuem disposição para aterramento.

Avaliamos, ainda, a capacidade de refrigeração, que é quanto o aparelho consegue resfriar ambientes. Consul, Komeco e York possuem capacidade de refrigeração 10% menor do que a nominal, de 12.000 BTUs. Ou seja, na verdade são aparelhos de cerca de 11.000 BTUs.

Quanto ao preço, alguns modelos podem chegar a custar quase o dobro, dependendo do local onde você compra. Então, vale a pena pesquisar, tanto nas lojas físicas quanto na Internet


 

Leia também

babá eletrônica
NOVAshutterstock_605538734
guia-supermercados
corredor de supermercado

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.