Ao utilizar o recurso de renovação do ar, você inibe o acúmulo de bactérias que podem ser nocivas à saúde e melhora a sensação de conforto. O Brastemp Clean foi o único modelo testado que faz a renovação do ar, por meio de um tubo de troca de ar.
Os outros modelos utilizam o turbo, função que envia jatos de ar forte em todas as direções resfriando com rapidez o ambiente. A dica é utilizar o turbo quando ligar o aparelho depois de um dia quente, para o ar ser trocado antes de o local resfriar-se completamente.
Os diferentes tipos de filtros auxiliam na remoção de partículas de poeira do ar. O Hepa, por exemplo, evita a propagação de bactérias e vírus no ar com um alto nível de filtragem. Já o filtro contra odores, também reduz os ácaros e os odores desagradáveis no ambiente.
Os aparelhos Brastemp e Consul possuem filtros Hepa e o aviso “LF”, indicando quando é preciso fazer a limpeza do filtro o aparelho da LG tem o filtro Plasma, contra odores.
Durante o consumo em funcionamento, vimos que Brastemp, Consul e LG são os mais econômicos e Elgin possui um consumo um pouco maior do que os demais. Se o aparelho ficar oito horas por dia ligado, o gasto mensal para quem mora no Rio de Janeiro será de R$ 48 (9 mil BTUs) e de R$ 65 (12 mil).
Medimos a rapidez com que os aparelhos estabilizam a temperatura indicada e o quão estável essa temperatura permanece ao longo do tempo. O aparelho Springer de 9 mil BTUs deixou a temperatura de uma sala oscilar 3,7°C e foi o que obteve o pior resultado. Já os aparelhos de 12 mil BTUs foram melhores.
Avaliamos também o tempo que os aparelhos levam para estabilizar a temperatura e não notamos diferenças significativas entre os aparelhos de 9 mil e 12 mil BTUs. Os aparelhos Elgin e Springer foram os que estabilizaram a temperatura em menos tempo.