Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Splits são mais funcionais
Conheça as vantagens e desvantagens de uso de dez marcas de ar-condicionado split e saiba como explorar suas funcionalidades.
 
26 novembro 2012 |

Para garantir o bom uso do aparelho split, sem gastar muita energia e não prejudicar a saúde é essencial que suas funções sejam utilizadas corretamente. Por isso testamos os aparelhos de 9 mil e 12 mil BTU´s das marcas Brastemp, Springer, Consul, Electrolux, Elgin, Gree, Komeco, Lg, Midea e Samsung para avaliar suas funcionalidades.
  • Renovação do ar:

Ao utilizar o recurso de renovação do ar, você inibe o acúmulo de bactérias que podem ser nocivas à saúde e melhora a sensação de conforto. O Brastemp Clean foi o único modelo testado que faz a renovação do ar, por meio de um tubo de troca de ar.

Os outros modelos utilizam o turbo, função que envia jatos de ar forte em todas as direções resfriando com rapidez o ambiente. A dica é utilizar o turbo quando ligar o aparelho depois de um dia quente, para o ar ser trocado antes de o local resfriar-se completamente.

  • Diferentes tipos de filtros:

Os diferentes tipos de filtros auxiliam na remoção de partículas de poeira do ar. O Hepa, por exemplo, evita a propagação de bactérias e vírus no ar com um alto nível de filtragem. Já o filtro contra odores, também reduz os ácaros e os odores desagradáveis no ambiente.

Os aparelhos Brastemp e Consul possuem filtros Hepa e o aviso “LF”, indicando quando é preciso fazer a limpeza do filtro o aparelho da LG tem o filtro Plasma, contra odores.

  • Avaliação de consumo:

Durante o consumo em funcionamento, vimos que Brastemp, Consul e LG são os mais econômicos e Elgin possui um consumo um pouco maior do que os demais. Se o aparelho ficar oito horas por dia ligado, o gasto mensal para quem mora no Rio de Janeiro será de R$ 48 (9 mil BTUs) e de R$ 65 (12 mil).

  • Resfriamento do ambiente:

Medimos a rapidez com que os aparelhos estabilizam a temperatura indicada e o quão estável essa temperatura permanece ao longo do tempo. O aparelho Springer de 9 mil BTUs deixou a temperatura de uma sala oscilar 3,7°C e foi o que obteve o pior resultado. Já os aparelhos de 12 mil BTUs foram melhores.

Avaliamos também o tempo que os aparelhos levam para estabilizar a temperatura e não notamos diferenças significativas entre os aparelhos de 9 mil e 12 mil BTUs. Os aparelhos Elgin e Springer foram os que estabilizaram a temperatura em menos tempo.

 

Leia também

conta-corrente-como-abrir
blackfridaynote
Psicoterapia
azeite-teste-rotulo

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.