Notícia

Umidificador de ar: saiba qual é o melhor

20 maio 2014

20 maio 2014

Apesar de dois modelos apresentarem falhas de segurança, os demais aparelhos aliviam o desconforto causado pelo ar seco e não consomem muita energia.

Ao testarmos cinco modelos de umidificadores, dois foram eliminados por questões de segurança. Isso porque os produtos Gtech Allergy e Mallory Alpha não param de funcionar, mesmo se retirarmos os reservatórios de água. Assim, se você aproximar sua mão do aparelho, poderá sentir uma grande pontada, que causa dor.  

Os demais mostraram que cumprem bem a função de umidificar o ambiente, consumindo pouca energia. Todos demoraram mais de oito horas para eliminar a água de seus recipientes, o que achamos bom, já que é o tempo médio de uma noite de sono.

Quanto ao consumo energético, não há com o que você se preocupar, já que todos gastam em torno de 6,6 KW por mês (ou seja, R$ 2,80 ao mês, considerando o valor do KW/h cobrado no Rio de Janeiro), quando utilizado por oito horas, todos os dias.

O manual de instrução é um item que merece mais importância, afinal, com ele você pode esclarecer todas as suas dúvidas sobre o produto. O documento anexo do G Life foi considerado aceitável, por apresentar poucas informações e instruções de segurança.

Freeway foi o único umidificador testado que trazia uma tabela de solução de problemas, fundamental para identificar e resolver falhas antes de procurar uma assistência técnica. E no único produto com aviso de prevenção de acidentes (G Life), o texto não estava em português 

Após a análise de todos esses critérios, o umidificador que recebeu o título de melhor do teste e escolha certa foi o Freeway UMF 350.

Utilize o aparelho a 2 metros de distância

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar ideal está entre 40% e 60%, e o estado de atenção ocorre quando o índice fica abaixo de 30%. O ar seco pode causar diversos problemas à saúde, prejudicando pessoas que sofrem de asma, faringite, rinite e sinusite. 

Além de consumir bastante água e hidratar a pele, o umidificador é uma boa alternativa para amenizar os efeitos do ar seco. Mas na hora de instalá-lo, deixe-o a 1 metro de altura e a uma distância de até 2 metros do local onde você está. O equipamento pode funcionar a noite toda, mas, na manhã seguinte, desligue-o e deixe o ambiente arejado e ventilado.

proteste-umidificador
Bom desempenho ao umidificar, bom manual de instruções e acessórios que melhoram o seu uso.

Imprimir Enviar a um amigo