Notícia

Aspirador de pó: poupe até R$ 752 na compra do aparelho com o melhor custo-benefício

28 agosto 2015

28 agosto 2015

A PROTESTE levou ao laboratório os principais modelos de aspirador de pó do mercado. Confira nossas dicas e poupe na compra do aparelho ideal para sua casa.

A PROTESTE levou ao laboratório, pela terceira vez, os modelos das principais marcas de aspiradores de pó disponíveis no mercado, indicados para uma limpeza leve. Assim como no ano passado, constatamos que alguns aparelhos limpam bem no geral, mas ainda levantam muita poeira no ambiente, além de serem muito barulhentos.




Dois Electrolux emitem menos pó no ar 


Antes de começar a limpeza, abra janelas e portas para evitar aquele "espirra-espirra". Isso porque, em nossa avaliação, a maioria dos modelos espalha muito pó no ar enquanto aspira ou, simplesmente, enquanto fica ligado fora do modo aspiração, mas com o reservatório cheio. 


Apenas os Electrolux, SuperCyclone e UltraActive se destacaram na baixa emissão de poeira, enquanto o Cadence, o Philco e os Mondial, Next 1500 e Next HEPA, apresentaram resultados muito ruins. 


No que se refere a acessórios e funções adicionais, seis modelos não possuíam filtro HEPA, que impede o retorno de partículas de poeira e ácaros ao ambiente. Na medição do fluxo de ar, vimos que nenhum modelo se mostrou muito bom. 

Nessa avaliação, o Electrolux UltraActive se saiu melhor porque apresenta todos os itens exigidos:
  • Microfiltro
  • Indicador de saco de pó cheio;
  • Cordão retrátil;
  • Controle de sucção. 


Já no ensaio de ruídos, o aparelho mais bem avaliado foi o Electrolux UltraActive (69,7 decibéis). Porém, vale ressaltar que todos os modelos podem causar fadiga auditiva, ou seja, podem prejudicar a audição em longo prazo.


Teste a facilidade de uso antes da compra

Testar as facilidades de uso do aspirador de pó que você pretende comprar também é uma boa dica para fazer a escolha certa. Na loja, empurre, puxe, gire e levante o aparelho. 




Os modelos testados se mostraram fáceis de puxar e empurrar, embora na análise de carregamento todos, com exceção do Electrolux UltraActive, considerado ruim, foram aceitáveis. No acesso a cantos e frestas, os aspiradores se saíram bem, mas, na capacidade das sacolas, obtiveram resultados muito ruins no geral. 


Em relação ao desempenho, os aparelhos se saíram muito bem no chão duro. Porém, no carpete, só o Electrolux UltraActive se destacou. 


Agora, se você tem animais em casa, veja na embalagem do aspirador se há a indicação de remover fibras. Nesse item, o Electrolux SuperCyclone foi considerado o melhor. 


Na compra, você pode poupar R$ 752 se optar pela nossa escolha certa, em vez do melhor do teste mais caro, ambos sem sacos (comparação dos preços mínimos). 



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 


Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906- 3980.


Imprimir Enviar a um amigo