Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Ferros de passar roupa são seguros
Levamos ao laboratório oito marcas de ferros de passar, sendo um a seco, seis a vapor e um a vapor sem fio, para testar o desempenho ao passar roupas, a facilidade de uso, a segurança e o vazamento de água. No quesito segurança térmica, os ferros a vapor foram os melhores.
 
26 agosto 2014 |

Em nosso teste, verificamos qual a temperatura que os ferros atingiram durante o uso, e se eles poderiam queimar as mãos do usuário. Se você quer comprar um ferro elétrico, também precisa estar atento à segurança

Avaliamos, entre outros quesitos, a segurança das marcas mais vendidas. E vimos que um dos ferros de passar a seco ainda muito popular no mercado, o Black&Decker VFA, esquenta demais. Por isso, foi eliminado do teste, devido à sua insegurança térmica.

Enquanto os demais modelos testados apresentaram superfícies com temperaturas na casa dos 60ºC, o Black&Decker VFA chegou aos 110ºC na parte frontal e 96ºC na parte traseira.

peso é um fator que influencia muito na decisão de compra, já que determina se você se sentirá mais ou menos cansado após passar suas roupas. Por isso, pesamos cada uma das amostras, a fim de descobrir qual era o modelo mais confortável, ou seja, mais leve.

Fizemos um teste ligando os ferros, a fim de identificar se eles queimariam uma toalha de mesa de linho. Nosso objetivo foi identificar qual das amostras desligava automaticamente quando deixado em posição de descanso por mais de oito minutos, nenhum apresentava esta função. 

Não houve qualquer problema na parte elétrica dos ferros testados. Em compensação, um manual de instruções deixou a desejar: o do Philips Walita, pois se baseia quase todo em figuras.

No teste de desempenho, verificamos se o ferro fornece as temperaturas adequadas, a magnitude da oscilação de temperatura quando ele passa por ciclos de aquecimento e resfriamento, o tempo que leva para passar uma toalha de mesa de linho e a maciez da toalha passada.

Na avaliação de vapor, verificamos a quantidade média produzida na maior temperatura em um período de dez minutos para os ferros com fio e três minutos para os sem fio. Também testamos a facilidade de uso e ainda se os ferros deixavam a água vazar.

Confira os resultados completos dos oito produtos testados aqui

 

Leia também

alimentação
azeite-proibido
dúvidas
onix

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.