Modelos: Os principais tipos de fogão são os de piso e de embutir. Os modelos de piso são os mais comuns e podem ser colocados em qualquer lugar, desde que exista um sistema de exaustão apropriado no local. Já fogões de embutir são ideais para instalar em armários.
Acendimento: Os modelos simples precisam de fósforos ou isqueiros para acender suas bocas. Os mais modernos possuem acendimento automático nos queimadores superiores e também para acender a chama do forno.
Capacidade: Os fogões mais comuns possuem quatro ou seis queimadores. Outra opção é o modelo de cinco bocas, com um queimador maior e com melhor capacidade de aquecimento localizada no centro da mesa. Neste caso a capacidade de preparar receitas no forno é superior, porém o consumo de gás é maior.
Tamanho dos queimadores: Os fogões podem possuir um ou mais queimadores com tamanho maior que os outros. Estes queimadores maiores são ideais para panelas grandes que precisam de altas temperaturas para preparar o alimento.
Pés altos: Alguns modelos possuem pés elevados, o que facilita a limpeza do chão abaixo do fogão. Mas é preciso cuidado, uma vez que a maioria deles oferece riscos de tombamento.
Funcionalidades:Grill: permite dourar e gratinar os alimentos em uma grade localizada na parte superior do forno. Ideal para grelhar carnes e pratos com queijo na cobertura, como suflês e massas.
Timer: facilita a marcação do tempo de preparo do alimento, ao final do período um aviso sonoro avisa que a chama deve ser apagada. Em modelos mais modernos é possível que o timer desligue a chama automaticamente ao final do tempo programado.
Segurança: Botões com trava de segurança impedem que crianças liberem o fluxo de gás dos queimadores ou do forno. Geralmente para destravar o botão é necessário que o mesmo seja pressionado contra o painel por alguns segundos.