O teste que apurou o risco de o fogão tombar simulou, por exemplo, uma criança apoiando seu peso em cima da porta de vidro aberta, o que provocaria um acidente sério, com o produto (e até possíveis panelas) caindo em cima dela. O mesmo poderia acontecer se um adulto se desequilibrasse ao segurar uma travessa quente e viesse a apoiar sobre a porta de vidro.
Por isso, os modelos abaixo foram considerados inseguros e eliminados do teste:
O resultado negativo deste teste de segurança não era esperado, pois no último teste que realizamos, em 2011, não foi detectado risco de tombamento.
Problemas com a segurança térmica:
Para testar a segurança térmica, ligamos o forno em 200ºC e os queimadores foram simultaneamente acesos para medir e avaliar se houve aumento da temperatura nas laterais e nas partes frontais (tampa de vidro e painel metálico).
Encontramos problemas no painel frontal dos seguintes fogões com sistema elétrico: Atlas Atenas, Clarice Delicato Plus, Electrolux 52SRB e Eletrolux 56SPB sendo eliminados por ultrapassarem os limites de temperatura considerados seguros pela legislação brasileira.
Embora o resultado da avaliação dos fogões de quatro bocas tenha sido preocupante, já que 12 dos 21 fogões aferidos foram eliminados do teste por problemas de segurança, há uma boa notícia: quanto à segurança elétrica, todos os produtos foram considerados seguros.
Entre os fogões com sistema elétrico, o modelo que teve o melhor resultado foi o Brastemp Clean BF050BB. Além de ter passado em todos os testes de segurança, teve uma avaliação positiva em todos os outros resultados dos testes.