Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Mais da metade dos produtos eliminados
Veja aqui o resultado do teste de segurança com fogões, dos quais 12 dos 21 foram eliminados.
09 outubro 2012 |

A PROTESTE testou novamente diversos modelos de fogões, com acendimento elétrico e manual, para avaliar a qualidade, a segurança e o desempenho dos produtos.  A grande surpresa aconteceu durante a análise de risco de tombamento. Quase metade dos fogões não suportou o peso de 22 kg colocado sobre a porta do forno aberta e tiveram o risco de tombar, constatando insegurança e chances de provocar acidentes domésticos.


O teste que apurou o risco de o fogão tombar simulou, por exemplo, uma criança apoiando seu peso em cima da porta de vidro aberta, o que provocaria um acidente sério, com o produto (e até possíveis panelas) caindo em cima dela. O mesmo poderia acontecer se um adulto se desequilibrasse ao segurar uma travessa quente e viesse a apoiar sobre a porta de vidro.

Por isso, os modelos abaixo foram considerados inseguros e eliminados do teste:

  • Atlas Atenas
  • Clarice Amanna
  • Consul Canela
  • Consul Facilite timer
  • Clarice Delicato Plus
  • Electrolux 52SRB
  • Electrolux 56SPB
  • Esmaltec Bali Cristal
  • Venax Picasso
  • Venax Monet Plus 4

O resultado negativo deste teste de segurança não era esperado, pois no último teste que realizamos, em 2011, não foi detectado risco de tombamento.

Problemas com a segurança térmica:

Para testar a segurança térmica, ligamos o forno em 200ºC e os queimadores foram simultaneamente acesos para medir e avaliar se houve aumento da temperatura nas laterais e nas partes frontais (tampa de vidro e painel metálico). 

Encontramos problemas no painel frontal dos seguintes fogões com sistema elétrico: Atlas Atenas, Clarice Delicato Plus, Electrolux 52SRB e Eletrolux 56SPB sendo eliminados por ultrapassarem os limites de temperatura considerados seguros pela legislação brasileira.

Embora o resultado da avaliação dos fogões de quatro bocas tenha sido preocupante, já que 12 dos 21 fogões aferidos foram eliminados do teste por problemas de segurança, há uma boa notícia: quanto à segurança elétrica, todos os produtos foram considerados seguros.

Entre os fogões com sistema elétrico, o modelo que teve o melhor resultado foi o Brastemp Clean BF050BB. Além de ter passado em todos os testes de segurança, teve uma avaliação positiva em todos os outros resultados dos testes. 

 

Leia também

amazon-vende-brasil
abertura-BCAA
economias
cuidado-com-liquidacoes

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.