Risco de tombamento e acúmulo de gás dentro do forno, mesmo com a chama apagada. Imagine comprar um fogão novo e ficar vulnerável a acidentes por esses motivos?Tais problemas foram encontrados no modelo Esmaltec Veneza Super de quatro bocas durante o teste que fizemos em laboratório.
Tudo sobre eletrodomésticos em nosso site
Durante os ensaios, colocamos um peso de 22,5 Kg no centro geométrico da porta de vidro do forno. A análise tem o objetivo de verificar se o fogão suporta o peso máximo determinado pela norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Cuidado ao abrir a porta do forno do fogão
Esse ensaio simula uma criança sentada ou uma pessoa apoiando-se na porta por desequilíbrio ou por não suportar o peso do assado, por exemplo. Tanto na prova como na contraprova constatamos o mesmo problema. As amostras tombaram.
Falha no dispositivo supervisor de chama
A segunda irregularidade foi encontrada no dispositivo supervisor de chama do forno que não atua corretamente, permitindo o acúmulo de gás no compartimento durante o acendimento.
Encontre o fogão ideal para você
Constatamos que foram necessários 27 segundos para o queimador acender completamente. No entanto, a norma técnica estabelece o limite máximo de 15 segundos. Nesse intervalo, pode haver acúmulo de gás no forno antes da ignição, que, ao acender, pode provocar explosão.
Essa falha também retarda o corte do gás, quando o forno é apagado inesperadamente. A norma técnica determina um tempo máximo de 60 segundos, contudo, o Esmaltec Veneza demorou 67 segundos.
Como consequência dessas falhas no dispositivo supervisor, o injetor de gás do forno continua liberando gás mesmo tendo o queimador apagado, aumentando a concentração e podendo provocar uma explosão no caso de um reacendimento do forno.
A PROTESTE alerta os consumidores para os riscos que o fogão Esmaltec Veneza Super apresenta e está adotando as medidas necessárias para que o produto, que não atende às normas legais de segurança, seja retirado do mercado.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 4003-3907.