Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

PROTESTE pede retirada do mercado de fogão perigoso
É também cobrada fiscalização e normas de segurança mais rígidas, pois superaquecimento do vidro do forno pode causar queimadura se consumidor tocar nessa parte.
19 julho 2016 |

Após constatar o risco de queimadura grave num dos fogões testados este mês e preocupada com a segurança dos usuários, a PROTESTE está pedindo ao Ministério Público a retirada do mercado do modelo da Mueller, o Destro Sorella de 3 bocas. 

fogão-perigoso

Ele foi eliminado do teste por problema de alta temperatura na tampa do vidro do forno, que atingiu 110ºC durante o ensaio no laboratório, com uma elevação de temperatura acima de 80ºC permitida pela norma utilizada para certificação do produto. O consumidor pode ter grave queimadura se tocar nessa região, mesmo involuntariamente, durante o uso do forno. 

A PROTESTE pede ao Ministério Público Federal e Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça,  para que exijam do fabricante o recall para quem já utiliza esse forno reprovado no teste e adotem as providências cabíveis para que o risco de falta de segurança não continue a ocorrer.

Regras sobre níveis de segurança precisam ser mais rígidas 

Para testar a segurança térmica foi usada norma brasileira. O forno foi ligado em 200ºC e os queimadores foram simultaneamente acesos para medir e avaliar se houve aumento excessivo da temperatura na tampa de vidro e nos metais do painel. 

A avaliação comprovou a necessidade da fiscalização do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, qualidade e Tecnologia) quanto ao cumprimento das normas atuais,  e de regras mais rígidas quanto a temperatura máxima admitida nas partes frontais e laterais dos fogões.

O Inmetro  já vem promovendo mudanças que tendem a aumentar o nível de segurança dos produtos, tornando a norma mais rígida em determinados pontos. Para 2017 está prevista como temperatura máxima permitida na tampa de vidro 60ºC, mais a temperatura ambiente. Hoje é de 80ºC, mais a temperatura ambiente. O processo de avaliação da conformidade também mudou com expectativa de que haja maior controle sobre a fabricação dos produtos. 
 
Se você tem esse produto em casa, entre em contato com a PROTESTE pelo 0800 201 3900 e tenha toda a nossa assistência e orientações sobre como proceder para resolver o problema.
 
 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!

 

Leia também

abertura-BCAA
file-peixe-qualita
amazon-vende-brasil
alimentos-funcionais

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.