Notícia

Torradeiras podem queimar seu pão

06 setembro 2012

06 setembro 2012

O mercado conta com bons produtos, mas algumas marcas fazem as torradas passarem do ponto.

A cada mês 98 mil torradeiras são compradas para preparar o popular pão com manteiga no café da manhã dos brasileiros. E para testar a segurança desses produtos, bem como o desempenho, realizamos este teste inédito, levando ao laboratório seis marcas de torradeiras. E concluímos que, apesar de haver bons produtos no mercado – e que valem a pena o investimento –, alguns deixam a desejar, queimando o pão ao menor descuido.

Segurança elétrica está garantida

Os testes de segurança elétrica são obrigatórios – e de caráter eliminatório quando algum produto apresenta problemas. Uma torradeira que não funciona corretamente por conta de problemas elétricos pode até mesmo incendiar uma residência. Mas fique tranquilo: todas as torradeiras que avaliamos foram consideradas seguras e adequadas para o seu uso.

Em relação à segurança térmica, avaliamos os riscos que você tem de se queimar caso toque de forma involuntária na torradeira durante o uso. Sendo assim, testamos o contato com as partes laterais, superiores e frontais durante a preparação da torrada no nível mais alto de temperatura. Somente uma marca apresentou temperatura superior ao que consideramos como ideal na parte metálica. E as demais marcas foram consideradas muito boas no teste.

Consumo de energia considerado adequado

E quanto ao consumo de energia, fizemos um teste para descobrir o custo mensal que o uso da torradeira representa na sua conta de luz. Para tanto, simulamos a utilização de cada um dos produtos uma vez por dia, no maior nível de temperatura – nessa situação, a torrada fica pronta, em média, após três minutos. E, de acordo com os nossos cálculos, os produtos que testamos gastariam menos de R$ 0,15 para preparar duas torradas, o que nós consideramos bom.

Limpeza é simples, fácil e rápida

De forma geral, a torradeira é um eletrodoméstico muito fácil de usar. Avaliamos se você teria alguma dificuldade para higienizar o produto. E concluímos que, apesar do receio de alguns usuários, a limpeza é, de fato, muito fácil. Além disso, os botões de todos os modelos são bem fáceis de manusear.


Imprimir Enviar a um amigo