Server Error

Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Cuidado: fritadeira pode queimar você
Em nosso teste, descobrimos que tem produto por aí capaz de causar acidentes em sua cozinha. Por isso, é preciso atenção na hora da compra.  
17 maio 2017 |
fritadeira
As fritadeiras são práticas, preparam alimentos mais saudáveis e ainda evitam bagunça na cozinha. Se por causa de todos esses benefícios, você está pensando em adquirir uma, saiba que é importante ficar de olho em itens como facilidade de uso e desempenho. Mas atenção: a segurança é outro item que não deve ser deixado de lado. 
Em nosso teste com fritadeiras, encontramos um modelo que peca nesse critério: a Actifry Essential, da Arno. Na preparação dos alimentos, a tampa do produto alcançou temperaturas superiores a 100ºC, o que pode levar o usuário a se queimar – para fazer pão de queijo, por exemplo, a temperatura da tampa chegou a 114,2 ºC
 
 
Vale destacar que a Actifry Essential respeita as normas brasileiras. Por outro lado, nenhum dos outros modelos avaliados em nosso teste ultrapassou os 60ºC nessa mesma região: a tampa. Ou seja, é possível fabricar produtos com materiais e dimensões que não colocam o usuário em risco. Dessa forma, não recomendamos a compra desse produto e já pedimos a sua retirada do mercado. Também solicitamos ao Inmetro que amplie as análises de segurança térmica na certificação das fritadeiras. 
 

fritadeira

Escolha a melhor fritadeira para você

Problema é recorrente 
Essa não foi a primeira vez que uma fritadeira da Arno apresentou problemas. Em nosso teste realizado em 2014, o modelo Actifry foi eliminado pelo mesmo motivo: a parte superior (transparente) aquecia demais e, assim, poderia causar queimaduras. Após nossas reclamações, percebemos que o fabricante se preocupou em lançar um novo produto, o Actifry Essential, cuja parte transparente foi diminuída (veja foto abaixo). Porém, quem, por descuido, tocar nesse parte transparente ainda pode se queimar.
No manual de instrução que acompanha a fritadeira, a própria Arno alerta o consumidor sobre o perigo. Isso significa que a fabricante não só reconhece o problema como, em vez de resolvê-lo, tenta se isentar da responsabilidade em caso de acidente. 

fritadeira

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

alimentação
onix
dúvidas
conta

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.