As fritadeiras caíram no gosto de muitos consumidores, que têm optado por esse produto para preparar alimentos, já que ele oferece uma maneira mais saudável de fazer diversos pratos. Portanto, se você também anda pensando em adquirir uma, boas opções não faltam. Mas atenção: a Actifry Essential, da Arno, pecou quanto à segurança térmica e, por isso, foi eliminada de nosso teste.
A temperatura medida na tampa superior do modelo chegou a 114 ºC, bem mais alta do que as verificadas nos demais produtos. O usuário que encostar nessa área ainda poderá se queimar.
O pior é que a Arno alerta para o problema no manual de instruções. Isso demonstra que a empresa conhece a falha, mas tenta se isentar da responsabilidade, na tentativa de avisar o consumidor sobre o risco. Desse modo, não recomendamos a compra desse modelo e vamos pedir a sua retirada do mercado.
Nenhuma oferece risco de choque
Se existe risco de queimaduras em um modelo, você pode ficar sossegado em relação à possibilidade de choque elétrico: todas as fritadeiras estão livres desse risco. Também percebemos que elas são fáceis de usar e limpar, gastam pouca energia e praticamente não emitem ruído. O melhor é que preparam alimentos bem saborosos, com textura e cor parecidas com os feitos no fogão com óleo. Assim, dá para criar versões mais saudáveis para seus pratos preferidos.
Durante o teste, preparamos sobrecoxa de frango, batata palito congelada e natural, bife de carne de boi, almôndega, empanado de frango, nuggets e pão de queijo. Felizmente, todas as fritadeiras se saíram muito bem. Os alimentos ficam saborosos e crocantes, mesmo sem óleo. O melhor produto foi o Cadence Max Fryer FRT520, que se saiu muito bem em sete dos oito itens preparados. Mas fica a dica: regularmente, verifique o alimento para não tirá-lo ainda cru ou seco demais.
Outro ponto positivo é que todas as fritadeiras consomem pouca energia durante o funcionamento. Para chegarmos a essa conclusão, consideramos o total de energia gasto para preparar os alimentos em relação ao tempo de preparo. A mais econômica foi a Mondial Air Fryer AF-02, que consome apenas R$ 2 para fazer os oito alimentos, enquanto os demais consumiram por volta de R$ 4 (cálculo feito com o valor do kWh do Rio de Janeiro).
Em nosso site, você pode comparar os preços, as características e as avaliações de 23 fritadeiras. Clique aqui!
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2205 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3800 (de celular).