Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Aprenda os cuidados para a hora de escolher a sua nova geladeira

Conheça os recursos dos aparelhos que fazem a diferença na funcionalidade, na conservação dos alimentos e na economia de energia.

06 julho 2017 |
geladeira 1

As geladeiras estão cada vez mais fáceis de usar. Mas, com tantos recursos disponíveis, você pode até ficar com dúvidas se valem a pena ou não na hora de comprar o aparelho novo. Em função disso, avaliamos as vantagens e desvantagens dessas novas tecnologias.

Uma dúvida comum é em relação às funções extras. Muita gente pergunta se ajudam mesmo ou só tiram espaço interno. João Paulo Guimarães, pesquisador da PROTESTE, afirma que os recursos facilitam o uso do produto. "Eles costumam mudar de nome, de acordo com o modelo, mas o consumidor deve ficar atento. Por exemplo, com o dispenser de gelo no freezer, basta girar um botão para que as pedrinhas caiam em uma bandeja". Outra solução, em aparelhos mais caros, é a do dispenser localizado na porta, que é bem prático, e dispensa a abertura frequente do aparelho.

Outra característica que se destaca hoje é a tecnologia frost free. "Em função do descongelamento automático, esses modelos não formam gelo no freezer e são mais fáceis de limpar, trazendo muita praticidade. Assim, você também consegue armazenar mais alimentos no congelador", destaca Guimarães. O especialista explica também que o processo frost free transforma a água em vapor. Dessa forma, ele circula por todos os compartimentos, ajudando no controle de odores e em um resfriamento mais rápido e uniforme dos alimentos.

Mais um ponto importante é o nicho de resfriamento rápido, que fica dentro ou próximo do congelador: "Ele tem um sistema de circulação de ar frio para gelar latas e garrafas rapidamente", explica. Apesar da variedade, o especialista alerta que é preciso avaliar bem as suas reais necessidades antes da compra. "Não compensa ter um modelo enorme, com muitos recursos, mas que você vai usar pouco e ainda aumentar a sua conta de luz no fim do mês.”

 geladeira 2 

DICAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Fique atento à economia de energia

Na loja, confira a etiqueta de economia de energia. Os aparelhos "A" são mais econômicos, mas veja o valor base de consumo por mês, que varia. Já o selo Procel vem nos produtos mais eficientes.

Aparelho frost free consome mais

Embora mais práticas, as geladeiras frost free consomem mais energia do que modelos com degelo manual ou cycle defrost – tecnologia em que o gelo se acumula, sim, mas de forma mais lenta.

Tecnologia Inverter evita desperdício

A tecnologia Inverter controla o funcionamento do compressor de acordo com a quantidade de alimentos armazenados e também conforme o abre-e-fecha da porta. Com isso, a geladeira só funciona com mais potência quando é preciso.

Prateleiras reguláveis e dobráveis

Você pode ajustar as prateleiras em níveis de altura para organizar potes, jarras e alimentos de diversos tamanhos. Já as dobráveis têm a facilidade de ser rebatidas para acomodar itens maiores.

 Acesse nosso comparador e escolha o modelo com melhor custo e benefício para você


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

Internet 2
blackfriday
conta-corrente-como-abrir
Mais-barato-PROTESTE2

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.