Notícia

Bebedouros devem ser seguros e funcionais

03 dezembro 2012

03 dezembro 2012

Após a realização dos testes com suportes para água mineral verificamos alguns problemas de segurança a variação em relação ao desempenho.

Em setembro de 2010, publicamos um teste com bebedouros (com resfriamento eletrônico), e nenhum dos produtos foi indicado como uma boa compra. Dessa vez os resultados foram muito melhores, por conta da atual tecnologia de resfriamento (por compressor) utilizada nos aparelhos avaliados.

Segurança e funcionalidades:

Na avaliação de segurança elétrica, quando um aparelho é considerado inseguro para uso, ele é automaticamente eliminado do teste. Foi o que aconteceu com o bebedouro IBBL Waterhouse Family, que permite que o consumidor tenha acesso a partes vivas e, por consequência, leve um choque.

Sobre as informações dos manuais de instruções que acompanham os aparelhos. O destaque positivo ficou com o Latina, que ilustra bem a segurança e o modo de instalação. Já o Compacto Fresh inox da Masterfrio não apresentou qualquer manual em suas embalagens.

Na hora de colocar o galão nos bebedouros, o destaque foi o sistema de abertura da tampa existente no Esmaltec. O aparelho possui uma extremidade mais pontiaguda que, quando se posiciona o galão, o furo é feito automaticamente, sem necessidade de tirar a tampa.

Desempenho para gelar água:

Um dos pontos mais importantes foi à avaliação do desempenho dos bebedouros ao gelar a água. Para analisar este quesito deixamos os aparelhos ligados em um ambiente a 32ºC, simulando um dia de verão. Após 24 horas, realizamos nossas avaliações em duas etapas.

  • Na primeira, contamos quantos copos com água abaixo de 10ºC eles eram capazes de fornecer. Essa avaliação mostrou resultados mais de três vezes superiores para o Esmaltec em relação aos produtos com pior desempenho, provando que realmente é um bom produto.
  • Na segunda etapa, medimos a temperatura ao retirarmos apenas dois copos de água após 24 horas em que o aparelho permaneceu em stand by. A água mais geladinha saiu do Newmaq (3,9ºC), seguido de Esmaltec (4,6ºC). Os aparelhos da Latina e Libell forneceram água na casa dos 6ºC, enquanto o Masterfrio foi o que menos gelou, com água a 7,6ºC.

De todo modo, ao avaliar o outro copo, a média de temperatura dos dois copos, o Esmaltec apresentou os melhores resultados, visto que o segundo copo do Newmaq já saiu a 7,1ºC, enquanto o segundo copo do Esmaltec manteve os mesmos 4,6ºC.

bebedouros
Veja na tabela o desempenho dos bebedouros para gelar copos de água

Imprimir Enviar a um amigo