Alguns opcionais podem diminuir consideravelmente o consumo desses aparelhos. O maior gasto da geladeira é esfriar o seu interior. E quando abrimos a porta do aparelho para pegar água ou por qualquer outro motivo grande parte do ar frio do interior é perdido, obrigando o aparelho a trabalhar mais para recuperar esse ar.
Dessa forma, as geladeiras que apresentam um “dispenser” ou alguma forma de ter acesso à água gelada sem abrir a porta pode evitar que o refrigerador seja aberto diversas vezes economizando energia .
Infelizmente, aparelhos com essa vantagem são mais caros. Mas o gasto com uma geladeira desse tipo pode compensar o investimento a longo prazo, já que você economizará na conta de luz e ajudará o meio ambiente ao consumir menos energia para beber água.
Não esqueça de conferir o selo
Além disso, na hora de comprar uma nova geladeira, é muito importante ficar atento ao selo Procel de Economia de Energia, que traz informações sobre o consumo do aparelho. Quanto mais perto de “A” estiver classificada a geladeira, mas econômica ela é.