Notícia

Teste de Geladeiras: mais práticas, modernas e você ainda poupa fazendo a escolha certa

25 junho 2015
geladeira

25 junho 2015

Além do bom desempenho, segurança e design atrativo os aparelhos testados estão mais fáceis de usar. Analisamos vários aspectos para ajudar você a economizar até R$2.200 com a escolha certa e não entrar numa fria.

As geladeiras estão cada vez mais fáceis de usar e se adaptam bem a nossa cultura e dia a dia. Testamos nove modelos de refrigeradores frost-free com duas portas para avaliar o desempenho e design funcional, a facilidade de uso, os recursos diferenciais de cada modelo, entre outros aspectos. E vimos que você pode economizar até R$2.200 com a escolha da geladeira que mais atende às suas necessidades e ao seu bolso.



Não fique na dúvida entre qual o melhor modelo para você! Acesse o comparador da PROTESTE e saiba a geladeira que mais atende às suas reais necessidades e ao seu bolso:

COMPARAR GELADEIRAS


Armazenamento e consumo de energia devem ser considerados

Percebemos que além de funcionais, os produtos testados trazem design bastante atrativo, estão mais fáceis de limpar e continuam muito seguros, eliminando o risco de levar pequenos choques ao abrir a geladeira. Nenhum modelo apresentou problemas de segurança elétrica.


Embora todos as geladeiras tenham alcançado boas avaliações, a Panasonic NRBB52PV2W e a Electrolux DF80 se destacaram em facilidade de uso. Elas se adaptam bem a embalagens comuns de produtos, como de garrafas, latas de refrigerantes e de congelados. Deslizamento das gavetas, prateleiras e armazenamento de frios, ovos, e funções especiais (como modo férias, festa, turbo freezer e turbo gelo), também foram analisados.


Quanto maior a disponibilidade de armazenamento e menores as dimensões que o aparelho vai ocupar na sua cozinha, melhor e mais adequado ele será. Neste quesito, os modelos Electrolux DF80 e DF52, Brastemp BRE80 se saíram bem. 

Os modelos da Panasonic e a Brastemp BRM39 apresentaram menor consumo de energia. Por isso, antes de comprar um modelo, avalie as suas reais necessidades. Às vezes, não compensa ter uma geladeira grande, com muitos recursos, se você vai usar pouco e ainda aumentar a sua conta de luz no final do mês.



Potência depende da temperatura externa


Para constatarmos se essas geladeiras mantêm os alimentos refrigerados de maneira adequada, simulamos mudanças bruscas de temperatura no ambiente externo. Nesse ensaio, os modelos da Brastemp, BRE80 e BRM39, e a Electrolux DB52 se saíram muito bem, enquanto a Electrolux DF52 foi considerada aceitável. Todos os outros modelos ganharam conceito bom nesse quesito.


Também avaliamos a capacidade dos freezers das geladeiras, verificando quantos quilos de alimentos eles conseguem congelar no prazo de 24 horas. O ideal são 10 kg em um dia. O único aparelho que conseguiu atingir um bom resultado nesse ensaio foi o Brastemp BRE80, com 9 kg.



Design funcional e diferenciais


No que se refere ao design funcional, apenas a Continental e a Brastemp BRM39 não têm alguns recursos como: iluminação no congelador, lâmpada de LED no refrigerador, dispenser de água e limitador traseiro. Todos os outros modelos foram considerados bons.


Quanto à análise dos diferenciais competitivos das geladeiras, os destaques foram para a Electrolux DB52 e para a Brastemp BRM39. A Electrolux possui diversos itens como prateleiras dobráveis que facilitam a limpeza e armazenamento.  Já a Brastemp, embora seja mais simples, traz partes retiráveis e dispensador de latas.


Instruções de uso e facilidade para limpar


Na avaliação das instruções verificamos que todos citam orientações sobre segurança, componentes, procedimentos de limpeza e manutenção. Sendo assim, a maioria dos aparelhos dá informações claras e detalhadas. Apenas os modelos da Electrolux foram considerados aceitáveis nesse critério.


Analisamos se as geladeiras são fáceis de limpar e, ao compararmos com o mesmo teste realizado no ano passado (apesar de ainda verificarmos algumas dificuldades para a limpeza em cantos e frestas), concluímos que a tarefa tem se tornado mais simples, já que todos os modelos ganharam conceito bom.



Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!


Imprimir Enviar a um amigo