Guia de Compras

Guia de Compras: Lavadora de roupas

05 julho 2016

05 julho 2016

Guia de compras lavadoras de roupas

No mercado temos as lavadoras automáticas e semiautomáticas, com carregamento frontal (front load) e carregamento superior (top load), além disso, há diversos tipos de capacidade, com possibilidade de aquecer água e secar. 
 
Para saber escolher qual a melhor máquina de lavar para as suas necessidades, é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma das tecnologias disponíveis. Confira o guia que preparamos e acerte na compra.

Semiautomáticas: como o próprio nome diz, precisam de um acompanhamento durante o processo de lavagem pois as etapas não são feitas automaticamente. Nos modelos mais simples, é você o responsável pelo abastecimento da máquina com a água e a retirada dela depois da lavagem para começar o enxágue. Caso opte por esta tecnologia, você precisará ter tempo disponível. 

Essas máquinas também não fazem a centrifugação, por isso, é importante ter uma área bem arejada para secar sua roupa, ou ter uma centrífuga para fazer o trabalho. Alguns modelos vêm com uma centrífuga acoplada, porém o processo não é feito automaticamente. Outras mais modernas já têm programas e alguns processos são feitos de forma automática, porém, é sempre bom verificar ser a mistura do sabão e da água foi feita corretamente. Estas máquinas costumam ser mais caras que os modelos mais simples, se aproximando, inclusive de algumas automáticas. 

Devido ao fato da lavagem, na maioria destas máquinas, ser feita por turbilhonamento unidirecional (correntes circulares geradas por orifícios no fundo da máquina em uma direção), as roupas estão propensas a um desgaste maior, podendo soltar fiapos e se deformarem mais durante o processo. Por outro lado, é mais barata que as automáticas, gasta menos água e energia elétrica, tem um tempo menor de lavagem e servem para tirar aquela sujeira pesada com mais eficiência. Nas semiautomáticas, existem diferentes tipos de capacidades que vão de 2,5kg a 10 kg.

Automáticas: as automáticas têm a vantagem de você não precisar acompanhar a lavagem. Basta selecionar o programa e todo o processo é executado e finalizado por ela mesma, o que proporciona maior disponibilidade para sair de casa, ou realizar outras atividades ao mesmo tempo. O carregamento é feito pela frente (front load) ou por cima (top load). Neste ponto, as top levam vantagem já que você não precisará abaixar para colocar a roupa na máquina. 

Alguns modelos permitem que você interfira no programa, aumentando ou diminuindo a quantidade de água ou de enxágue. Há modelos front que lavam com água quente e você pode até programar a máquina para ter a roupa seca em um determinado horário. Assim, em termos de tecnologia e recursos as front são melhores, porém, o ideal é que você seja familiarizado com as funções, ou pode encontrar dificuldades em utilizar seus recursos de uma forma completa e eficiente. Agora, se procura algo mais simplificado, as top devem ser sua escolha. 

As front costumam gastar menos água e ter uma maior eficiência de lavagem do que as top, além disso desgasta menos a roupa, pois seu processo de lavagem (feito por tombamento) é mais delicado. Já nas top este processo é feito por meio de agitação, em um sistema de vai-e-vem, sendo menos eficiente e com maior desgaste da roupa.

Em relação a capacidade as automáticas vão de 7kg a 16 kg, onde as maiores devem ser opção para aquelas famílias grandes que lavam muita roupa. Neste item as máquinas front que lavam e secam têm um grande inconveniente: elas secam menos roupa que lavam. Dessa forma, caso opte por ter a roupa a seca, deve se limitar pela capacidade de secagem e não de lavagem. Se a quantidade de roupas for maior que a capacidade de secagem, você deverá usar o programa mais de uma vez, tendo maior consumo de água e energia.

É importante destacar que as funções lavar com água quente e secar, gastam muito mais água e energia elétrica durante seu uso. Assim, é preciso ter noção que as vantagens de uma melhor performance de lavagem e roupa seca mais rapidamente, podem impactar as sua contas mensais. 

A questão espaço disponível pode orientar sua escolha. Devido a abertura frontal, as front precisam de mais espaço na lavanderia. Se você dispõe de uma área menor, as top ocupam menos espaço e são a melhor opção.
 

Imprimir Enviar a um amigo