Notícia

Liquidificadores ainda representam perigo

04 novembro 2016
hélice liquidificador

04 novembro 2016
Dois aparelhos foram eliminados do nosso teste por oferecerem risco de acidente ao usuário. 

liquidificador

Apesar de, basicamente, ser composto por um copo com hélices acoplado a um motor, os liquidificadores não são iguais. E o pior: alguns podem machucar você durante o uso. Daí a importância de estar atento na hora da compra. Em nosso teste com 20 aparelhos, constatamos que, em nove, o motor gira mesmo sem o copo acoplado. Ou seja, caso alguém aperte um botão acidentalmente e esbarre na parte giratória, poderá sofrer uma lesão. Os modelos que apresentaram esse problema foram: Cadence LIQ326, Britânia LQ Cristal 600 PR, Mondial NL-26, Cadence LIQ327, Britânia LQ Bellagio 800, Mondial L-38, Cadence LIQ320, Oster Delighter BLSTDG e Oster Multichef BLSTMG.

Vale destacar que esses dois últimos superam os demais no quesito negligência. Isso porque eles não têm dispositivo de segurança para impedir o funcionamento do motor quando as lâminas estão acopladas ao aparelho, sem o copo. As consequências podem ser cortes sérios e até amputação, no caso de uma criança. Na Itália, o problema também existia, mas lá a Oster solucionou instalando uma mola na base. Assim, a lâmina só encaixa no rotor ao sentir o peso do copo. Veja, nas fotos abaixo, a diferenças entre o produto vendido no Brasil (à esq.) e o comercializado na Itália (à dir.). Por isso, eliminamos do teste os liquidificadores dessa marca, pela segunda vez, assim como fizemos no ano passado.

liquidificador oster

Diante desse fato, levamos os resultados deste teste ao Inmetro, solicitando a criação de uma norma que exija um sistema de segurança nos liquidificadores, a fim de impedir o funcionamento quando as lâminas estiverem expostas.

 

Barulho de aparelhos incomoda

No geral, os liquidificadores são muito barulhentos. O que apresentou o menor ruído foi o Mondial NL-26, tanto no teste com o copo vazio quanto com o copo cheio de água. Mas essa não é uma característica da marca, uma vez que o mais barulhento com o copo vazio foi o modelo L-91 também da Mondial (90,8 dB). Já com o copo cheio, foi o Philco LQ PH 900 PR (86,4 dB). Saiba que, acima de 90 dB, não é recomendado uma exposição por mais de quatro horas por dia.

 

liquidificador

Trituração nem sempre é eficaz

Verificamos ainda que tem liquidificador decepcionando na trituração dos alimentos. No preparo de vitamina de banana com aveia, Electrolux BLP50, Britânia LQ Bellagio 800 e Cadence LIQ320 deixaram muitos pedaços de frutas, sendo que esse último não conseguiu triturar direito mesmo após a segunda batida.

Quando o assunto é fazer raspadinha de gelo, Cadence LIQ327 e Philco Paris Electronic não dão conta do recado, deixando para trás muitas pedras intactas. E se o objetivo é suco de beterraba com cenoura, Britânia LQ Bellagio 800, Mondial L-38 e Philco Paris Electronic dão mais trabalho, sendo necessário bater pelo menos duas vezes e, mesmo assim, ainda deixam muitos pedaços.

Também avaliamos outros itens, como segurança elétrica, versatilidade e facilidade de uso. Para ficar por dentro dessas informações, e saber qual foi o aparelho considerado o melhor do teste, seja um associado PROTESTE e acesse nosso comparador de liquidificadores. Nele é possível encontrar o produto ideal para você!

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!


Imprimir Enviar a um amigo