Notícia

Desempenho das torradeiras varia muito entre as marcas

06 setembro 2012

06 setembro 2012

Saiba como foi o desempenho dos aparelhos durante a preparação das torradas em diferentes níveis de temperatura.

Outra análise importante que realizamos em nosso teste foi a de desempenho. Cada uma das torradeiras possui sete níveis de temperatura e, para comparar a uniformidade da cor e a consistência das torradas, tostamos duas fatias de pão simultaneamente em cada nível.

Quando reguladas no nível 1, todas as marcas deixaram os pães brancos, obtendo uma classificação ruim nesse quesito. Quando regulamos as torradeiras para os níveis mais altos, apenas uma marca conseguiu preparar bem as torradas. Em contrapartida, algumas marcas tostaram muito os pães, sendo que duas delas queimaram as torradas nos níveis 6 e 7.

Função "descongelar"

Também avaliamos a função "descongelar" (não apenas descongela como também torra). Para essa análise, utilizamos o pão retirado diretamente do congelador, depois de um dia de armazenamento.

Nenhum dos produtos regulados para o nível 7 teve resultado satisfatório, queimando demasiadamente o pão. Quando reguladas para o nível 1, as torradas não obtiveram o aspecto característico. Porém, se você quer apenas descongelar o pão e dar uma leve aquecida, esse nível é o mais indicado.

Nem todos os manuais informam bem

Por mais que uma torradeira seja fácil de usar, é importante que você leia com atenção o manual de instruções antes do primeiro uso e, é claro, quando tiver dúvidas sobre seu funcionamento. Por isso, ele deve apresentar linguagem clara e ser de fácil leitura para, assim, elucidar todas as suas dúvidas.

Como fizemos o teste:

Levamos ao laboratório seis marcas de torradeiras para avaliar a segurança, a facilidade de uso, o manual de instruções, o desempenho e o consumo de energia.

Segurança

Testamos a segurança térmica e elétrica, ou seja, o risco de queimaduras ao manusear os produtos, e se eles poderiam provocar choques elétricos ou pegarem fogo. 

Facilidade de uso

Verificamos se os processos de preparo das torradas e de limpeza dos aparelhos eram de fácil execução.

Consumo de energia

Medimos o valor do custo mensal que o consumidor teria ao usar as torradeiras todos os dias


Imprimir Enviar a um amigo