Em se tratando de desempenho, alguns micro-ondas com e sem grill deixam a desejar, sobretudo quanto às funções predefinidas para o preparo de alguns alimentos. Em geral, a pizza e a pipoca foram os alimentos mais difíceis de serem preparados em alguns aparelhos, conforme constatamos em nosso mais recente teste. Assim, você precisará aprender a dosar o tempo necessário, parando a função antes do tempo ou adicionando mais minutos.
Um dos alimentos mais preparados no micro-ondas é a pipoca. Todos os aparelhos que testamos têm teclas para fazer pipocas, mas elas nem sempre são úteis. Na maior parte dos casos, o tempo sugerido pelo aparelho não foi o suficiente para estourar o milho. Neste caso, o aparelho Electrolux MG-41R foi o melhor e o Midea MM - 32X31VS (foto) o menos eficiente.
Alguns modelos com grill tiveram dificuldade em preparar pizzas congeladas, por exemplo, no tempo indicado na embalagem dos produtos. Mas os que tiveram bom resultado, como o Philco PMEG35, fizeram uma pizza bem assada e suculenta.
Os bolos ficaram bons:
No caso do bolo, o modelo da marca Midea, sem grill, não conseguiu fazê-lo muito bem, mas ficou aceitável. Alguns aparelhos com grill conseguiram deixar os bolos no ponto, como o Brastemp BNT45ARHNA. O resultado foi semelhante ao de um forno de fogão.
Se você quiser preparar hambúrgueres congelados seguindo o tempo indicado pelos modelos testados, não terá muito sucesso. Eles ficaram frios ou ainda congelados e precisaram ser novamente aquecidos. Os aparelhos Midea MM-32X31VS, Electrolux MG41R, Consul CMY34ARHNA e Midea MM-40TB1VW apresentaram os melhores desempenhos para este alimento.
Para as lasanhas congeladas, alguns aparelhos deixaram o alimento ainda congelado. Mas o produto Electrolux MG41R teve um desempenho muito bom deixando o queijo derretido e a lasanha suculenta.