Secador de cabelo
Como fizemos o teste
Características: verificamos os acessórios que acompanham o aparelho, funções, selo de nível de potência sonora, temperaturas, velocidades disponíveis, tempo de garantia, função íon, jato de ar frio, argola de sustentação, tipo de entrada de ar ovalada, tipo de tensão e a presença da haste dobrável.
Etiquetas e marcação: verificamos a presença do selo ruído na embalagem do produto. Os produtos que não apresentavam o selo receberam nota mínima.
Segurança elétrica: realizamos testes de marcações, instruções, proteção contra acesso às partes vivas, potência, corrente absorvidas, potência nominal e resistência ao calor.
Segurança mecânica: os aparelhos foram derrubados de uma altura de 70 cm.
Manual de instruções: consideramos a apresentação, modo de usar, recomendações, além de cuidados e advertências.
Interferência eletromagnética: ligamos os secadores simultaneamente com aparelhos de rádio nas frequências AM e FM. E mesmo com o secador ligado no banheiro ou em outro cômodo da casa, não houve interferência nos demais aparelhos da casa.
Ruído: medimos o nível médio de ruído gerado pelos aparelhos na máxima velocidade de ar.
Facilidade de uso: consideramos as dimensões, interruptores, controles das velocidades e temperaturas disponíveis.
Dimensões: avaliamos o peso do aparelho e o tamanho do cordão de alimentação.
Interruptores e controles: consideramos a facilidade de entendimento e utilização das escalas de graduação e dos sistemas de controle como a ergonomia da empunhadura.
Desempenho: consideramos o fluxo do ar e a temperatura do ar.
Fluxo de ar: avaliamos a velocidade e a quantidade de ar que o aparelho direciona durante sua utilização.
Temperatura: medimos a temperatura do ar a 15 cm do bocal do aparelho, pois esta é à distância de utilização indicada. As temperaturas dos aparelhos foram avaliadas em todas as velocidades e posições considerando tanto a temperatura máxima quanto à diferença de temperatura atingida com as diferentes combinações de velocidade do ar.