Notícia

Ventilador: descubra qual é o melhor aparelho

18 setembro 2013

18 setembro 2013

Mesmo com alguns aparelhos eliminados por falhas de segurança, existem modelos que são seguros e de boa qualidade.

Para avaliar a segurança elétrica dos ventiladores verificamos, de acordo com as normas técnicas em vigor no Brasil, os riscos de choque elétrico, fuga de corrente e curto-circuito. Analisamos, também, a resistência das travas de proteção das grades e se havia risco de o aparelho pegar fogo.

Desses 11 aparelhos, três apresentaram falhas de segurança e foram eliminados, por colocarem o consumidor em risco. Como segurança sempre foi problema nos testes com ventiladores, ter oito modelos seguros já representa um grande avanço.

As marcas de ventiladores que foram reprovadas por falta de segurança elétrica foram: Britânia VENTUS 30, Cadence VTR304 e Ventisol NOTOS 30CM.

Em outros aspectos como na vazão de vento, por exemplo, os modelos Arno Turbo Maxx e Britânia Turbo Silencium foram os melhores, enquanto o modelo da Mallory deixou a desejar.

E, sim, há diferença entre os modelos de uma mesma marca, como acontece com os dois modelos da Arno.  Já os dois testados da Faet e os dois da Mondial pouco diferença fazem em relação à vazão de vento.

Em relação à eficiência, que comparou o consumo elétrico necessário para produção de vento, Arno Turbo Maxx e Britânia Turbo Silencium também se destacam. Os resultados de eficiência desses aparelhos comprovam que é possível gerar boa vazão de vento sem gastar muita energia. Usando o Arno Turbo por seis horas ao dia, um consumidor carioca gasta apenas R$ 2,00 por mês. Já o Faet Clima pesa apenas R$ 1,50 na conta de energia, mas o Arno Turbo vai produzir um vento 62% mais forte.

Na hora da compra, se você procurar as nossas indicações nas lojas físicas e não encontrá-las, lembre-se de que é possível adquirir o ventilador on-line. Mas é preciso atenção: os ventiladores estão em fase de certificação pelo Inmetro e alguns estão saindo do mercado.



Imprimir Enviar a um amigo