Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Windows 10: nossas primeiras impressões
O novo sistema operacional da Microsoft, Windows 10 chegou cheio de modificações e novidades. Confira os principais destaques e veja se vale a pena atualizar seu  computador para o nova versão.
05 agosto 2015 |

Antes de migrar definitivamente para o Windows 10, é importante conhecer quais são as modificações trazidas por ele, e se de fato vão suprir sua expectativa. Sendo assim, listamos as principais novidades para te ajudar a conhecer mais sobre a mais nova versão do Windows. 

 

Retorno do menu iniciar

O menu iniciar morreu com a chegada do Windows 8, que ficou com um visual mais amplo, cobrindo a tela inteira por cards similares aos do Windows phone. O visual porém, não era de fácil acesso - principalmente para os usuários que não possuíam tela touch - e acabou se tornando um fracasso.

O novo menu iniciar é um misto entre o já conhecido do Windows Xp e Windows7, com Windows 8. Ao clicar no ícone da bandeira aparecerá uma aba com os programas e com os cards, como pode ser visto na imagem abaixo:

 

Busca do Bing na barra de tarefas


Para facilitar o sistema de busca e até mesmo tentar alfinetar o Google, no Windows 10 a ferramenta de busca do Bing fica fixada na barra de tarefas, já pronta para uso.
 
Nova barra de notificações

Ao clicar na “caixa de diálogo” na parte inferior à direita, você terá acesso ao mesmo estilo de notificações já existentes no Android e no iPhone, ou seja, qualquer download, instalação ou mensagem recebida, aparece para mostrar as novidades para o usuário. 

Além das notificações, assim como o Android, também é possível ligar ou desligar funções específicas como Bluetooth, GPS entre outras funcionalidades.

Cortana não disponível em versão brasileira

Localizada diretamente na busca do Bing, ao lado do botão iniciar, a assistente pessoal do Windows Phone também estará presente no Windows 10. Apesar de iOS e Android já terem os assistentes localizados para o Brasil, a função infelizmente não está disponível atualmente no país. 

Novo navegador é funcional

Ao contrário do seu antecessor (Internet Explorer) que sempre foi muito criticado pelos problemas e travamentos, o novo navegador Microsoft Edge tem visual clean e é bastante funcional, o que dá indícios que o Google Chrome conseguiu um rival de peso. 
 
Durante nossa análise, o novo browser se mostrou fluido e sem nenhum travamento. Ainda não é possível instalar plug-ins, mas essa função deve ser implementada posteriormente.

 Maturidade do sistema pode oferecer melhor experiência

O Windows 10 tem tudo para ser um ótimo sistema operacional ainda mais pelo update ser gratuito para usuários de Windows 7, 8 e 8.1. Apesar de mudar de posição algumas funções, como o “gerenciamento do computador”, por exemplo, de modo geral o sistema está bastante organizado e intuitivo para localizar.
 
Ao testarmos o sistema em 2 computadores, tivemos problemas com driver: um foi atualizado forçadamente e o outro de forma oficial. O Driver é um programa que fica instalado no computador para que as partes internas e externas funcionem bem. O mouse, por exemplo, pode precisar de um driver especifico assim como o processador ou até mesmo a tela touch.
 
Por isso, caso você queria usufruir de uma melhor e mais agradável experiência, aconselhamos aguardar um pouco mais até que haja uma maior maturidade em alguns quesitos do sistema, e que problemas sejam eliminados.
 
Um pouco mais barato que seu antecessor, o Windows 10 é comercializado por R$329,99 na versão Home e R$559,99 na versão Professional.
 
 
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!

Leia também

apple
alimentos-funcionais
comida

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.