Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Windows 8.1 promete uma nova experiência
Depois de algum tempo recebendo críticas sobre o Windows 8, a Microsoft lança a sua primeira atualização que visa a melhorias em aplicativos e a maior estabilidade do sistema operacional.
21 outubro 2013 |

De início, não reparamos muitas modificações visuais, porque o Windows 8.1 se mantém bem parecido com a sua organização antiga. O novo mesmo é o botão Iniciar ‑ o mesmo que a grande maioria dos híbridos e tablets com Windows 8 já têm em sua carcaça, fazendo-o completamente desnecessário para esse tipo de produto. Os tamanhos e as cores dos quadrados da hub central também são novidades, que agora lembram muito o do Windows Phone 8, até mesmo no momento de configurá-los: apertando em cima, arrastando e ajustando tamanhos.

Para adicionar novos aplicativos na hub, o usuário precisa apertar o botão para baixo, que fica na parte inferior. Ele é quase invisível junto ao papel de parede padrão do Windows, o que pode confundir algumas pessoas.

Os principais programas receberam uma renovada no visual. Por exemplo, o e-mail que antes era bem simples e agora lembra mais o Outlook, com mais organização e clareza. E a loja Windows recebeu uma grande renovada visual, parecendo ser outra por completo, além de novos aplicativos.

Ajuda e Dicas é um aplicativo essencial até mesmo para o antigo utilizador do Windows 8, porque ele explica as novas funções do Windows 8.1 aos usuários. O ponto forte desse aplicativo é a ajuda para quem vai utilizar a nova versão com o mouse, pois é claramente idealizada para ser usada em computadores com a tecnologia toouchscreen.

O sistema operacional é um pouco pesado para computadores de entrada, conforme verificamos no nosso modelo testado com configurações básicas. O problema percebido foi lentidão quando vários programas (agora chamados também de aplicativos) estão abertos ao mesmo tempo e na sua transição. O uso da memória e da CPU ficaram sempre com menos de 50%, com uma leve lentidão perceptível, porém nada que atrapalhe muito.

A grande mudança na atualização é a presença do botão Iniciar. Uma boa atitude da Microsoft para atrair novos usuários para o sistema operacional. Isso porque uma das maiores reclamações era a falta desse botão, que está presente há mais de 12 anos no Windows XP.

O Windows 8.1 pode ser comprado por R$ 410,00 em lojas físicas ou em lojas online. Porém, ele é gratuito para os consumidores que já possuem a sua cópia do Windows 8.

Leia também

apple
comida
remédios

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.