Notícia

Câmeras digitais: compre só o que usar

26 março 2014
camera

26 março 2014

Não gaste mais do que precisa. Aprenda para que serve cada peça das câmeras digitais e descubra quais recursos você precisa

Antes de comprar sua máquina fotográfica, é importante saber conhecer cada função, para que você tenha a certeza de que pagará somente pelo que precisa.

O importante é pesquisar antes de comprar, já que há máquinas que chegam a dobrar de preço de um estabelecimento para outro. E lembre-se: um produto não precisa ser caro para ser bom.

Câmeras compactas

São leves, pequenas e de fácil manuseio, ideal para levar a qualquer lugar ou deixar na bolsa – ou no bolso. A lente é pequena e fixa, e quase tudo é automático. Seus recursos e controles manuais são, em geral, reduzidos. O zoom óptico (função de aproximação de imagem) não costuma atingir grandes distâncias. Em geral são mais baratas e, por isso, ideais para fotógrafos amadores.

Câmeras semiprofissionais (ou híbridas)

Ideal para quem prefere ter uma câmera com mais recursos e lentes mais potentes. Têm a lente fixa e de tamanho maior que as compactas. São, em geral, mais volumosas, possuem zoom óptico elevado e permitem muitos ajustes manuais. O conhecimento em fotografia ajudar a manejar melhor uma híbrida, mas não é imprescindível, pois esse equipamento também pode ser operado em modo automático.

Resolução das imagens

A qualidade da fotografia e a quantidade de megapixels só possuem uma relação direta até os 3MPx. A partir daí, o tamanho e a qualidade das lentes influencia muito mais. Um acréscimo de megapixels na câmera só permitirá que você imprima fotos maiores (maiores que A4), sem que haja realmente um acréscimo na qualidade da foto tirada. Quanto mais megapixels, mais espaço a imagem ocupa no cartão de memória.

Dois tipos de zoom

O zoom óptico é o mais importante, pois ele aproxima a imagem por intermédio das lentes. Ele amplia a imagem utilizando recursos gráficos, não havendo, portanto, nenhum ganho real na resolução da imagem.

Memória deve ser comprada separadamente

Para poder tirar muitas fotos sem se preocupar com o espaço, é necessário comprar um cartão de memória à parte. Isso influenciará no preço da câmera.


Imprimir Enviar a um amigo