Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Câmeras digitais próximas aos smartphones
Se você prefere usar o celular para poder postar logo na Internet, não precisa abandonar as máquinas digitais. Conheça as máquinas digitais com Wi-Fi e filtros semelhantes ao Instagram. E com mais qualidade.
26 março 2014 |


Para te ajudar a escolher um modelo que atenda à instantaneidade que as redes sociais exigem – afinal, cada vez mais as pessoas migram da máquina fotográfica para o celular –, testamos 22 modelos de câmeras fotográficas, sendo seis delas do modelo superzoom (mais robustas) e o restante, compactas.
 Ao todo, oito modelos têm Wi-Fi e dez oferecem editor de imagem. Porém, o nosso teste revelou que as câmeras amadoras ainda não têm uma qualidade tão boa. Ainda assim, há um motivo para apostar nesses produtos: mesmo o que se saiu pior em nossas análises consegue ter uma qualidade de imagem superior à da maioria dos smartphones (e, no caso de fotos que exigiam flash, as tiradas com o celular são uma lástima). Por isso, se você curte fotografar, invista em uma câmera. Se optar pela escolha certa de nosso teste, a economia é de R$ 553.

Fotos são boas – mas só com luz

No teste em situações com luz, todas tiveram um bom resultado. Mas ao clicarmos em locais com pouca luz, a história muda. Isso porque as câmeras que testamos não estão preparadas para fotografar sem a ajuda do flash. Nas compactas, faltam configurações que permitam que o obturador fique aberto por mais tempo, para que entre mais luz e, assim, a foto não fique escura. Portanto, se você optar por uma compacta, sempre acione o flash quando estiver em um local com pouca luz.

Apenas duas câmeras têm bom flash. Nos ambientes com pouca luz, use nossa dica: o flash vai até onde está o foco. Por isso, preste atenção onde o foco está pode melhorar bastante a fotografia feita com flash.

Outro recurso fácil de usar é a função vídeo. Porém, não espere bons resultados, já que as câmeras digitais são projetadas para fazer pequenos vídeos caseiros, os quais – se o modelo tiver função Wi-Fi – você coloca na hora no YouTube. Obtivemos os resultados em ambientes com muita luz. Mas não confie muito no microfone embutido nas câmeras.

Para escolher qual a câmera cabe no seu bolso, compare os modelos do teste em Minha Escolha Certa.

Leia também

celular-perdido
plano-de-celular
metas-emagrecer
gps-dois

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.