Notícia

Câmeras digitais: qualidade de imagem é boa

15 dezembro 2010

15 dezembro 2010

Porém, os estabilizadores poderiam ser melhores. Os flashes dos produtos são aceitáveis.

Em qualidade de imagem, as máquinas mais avançadas são um pouco melhores. Mas a maioria delas não foi muito superior às compactas em nitidez.

Algumas das configurações importantes para se tirar boas fotos em ambientes com muita ou pouca luz são: o contraste, o balanço de branco e o brilho. Porém, há máquinas em que não há como configurar manualmente nenhum desses critérios. Mesmo assim, todas as câmeras tiveram um desempenho satisfatório em manter a veracidade das cores.

Em ambientes com pouca luz, nenhuma das profissionais foi mais do que aceitável.

Há dois modos de alimentação nas máquinas digitais: pilhas alcalinas AA ou a bateria de Li-ion (bateria de lítio). Para ambos, há prós e contras: com as pilhas é preciso comprar novas sempre ou comprar recarregáveis (o que acarreta mais despesas). Já as baterias vêm com as máquinas e são recarregáveis, porém com o tempo elas vão perdendo a capacidade de carga.

Estabilizadores deixam a desejar

A grande maioria dos estabilizadores de imagem não funciona como deveria, nem mesmo o da Panasonic Lumix – que é anunciada como uma câmera ideal para fotos em movimento. Entre as compactas, apenas a Sony Cyber-shot DSC-H20 tem um bom estabilizador.

No teste prático, feito por especialistas, as câmeras da Canon foram as mais apreciadas.

São raras as compactas que possuem visor óptico e nas que possuem ele não é preciso – a imagem mostrada neles não é a mesma fotografada. O modelo da Ca-

non Powershot A1100IS possui cerca de 25% de desvio de imagem. Ou seja, um quarto do que está no visor provavelmente não estará na sua foto.

Flashes são aceitáveis

Os flashes embutidos nas máquinas são bons ou, pelo menos, aceitáveis. Porém, pra uma iluminação adequada para boas fotos, flashes que podem ser comprá-los separadamente são bem mais eficientes.

As compactas, de forma geral, são um pouco inferiores quando comparadas aos demais grupos de câmeras e por isso tivemos que ser um pouco menos exigentes em relação à pontuação necessária para atingir nosso padrão de "bons produtos".


Imprimir Enviar a um amigo