Notícia

Descubra qual é a melhor filmadora

19 setembro 2013

19 setembro 2013

Quer comprar uma filmadora para gravar momentos importantes da sua vida? Confira como foi o teste da PROTESTE para escolher a que mais se adequa as suas necessidades.

Depois de avaliar 12 filmadoras digitais, a PROTESTE verificou que a melhor filmadora é a Sony HDR-CX190. Ela possui um estabilizador eficiente, ou seja, evita borrões quando se filma em movimento. Além de ter ótimo foco automático e qualidade de imagem e som. Elas custa entre R$ 1.299 e R$ 1.599.

A Sony HDR-CX190 teve a melhor classificação do teste.

A Sony HDR-CX190 só deixa a desejar na autonomia da bateria. Ela dura 95 minutos, mas nenhuma filmadora alcançou os 180 minutos para ser considerada muito boa neste quesito. A média do teste foi de 1h30.  O destaque em relação à bateria foi a Panasonic HC-V100, que chega a 155 minutos.

 

Os modelos possuem memória interna e aceitam cartões de memórias. Gravar em uma opção ou outra não é complicado. Operar o zoom óptico também é uma tarefa simples. Procurar e reproduzir vídeos é fácil, mas a Panasonic, a New Link e a Tekpix apresentam dificuldades para chegar na gravação desejada.

 

Qualidade da imagem

 

Para gravar em ambiente com luz, natural ou artificial, as filmadoras funcionam, no geral. Mas, as que apresentam qualidade de imagem superior são as Sony HDR-CX220 e HDR-PJ230. Já filmar com pouca luz pode ser um problema. Os modelos testados pecam no contraste, mas são aceitáveis. Somente as Sony DCR-SX21 e DCR-SX22 são fracas.

 

O resultado com o foco automático é positivo para todos os modelos. A New Link e a Tecpix não têm a função. Mas em ambiente com pouca luz, a Panasonic e a JVC rendem menos. Assim como a Sony DCR-SX21 que teve a nota mais baixa no quesito, porém, ainda boa. A qualidade da gravação só diminui quando a câmera é movimentada ou se filma em movimento.

 

Ruídos na gravação 

 

As câmeras da Panasonic, JVC e Sony HDR (CX190, CX220, PJ230 e PJ200) possuem filtro contra vento. Ele reduz o ruído para evitar a chiadeira durante a exibição do vídeo. Mas em nenhum destes modelos, ele é eficiente. Porém, ainda é importante usá-lo: ruim com o filtro contra o vento, pior sem ele.

 

Interferências sonoras vindas da própria filmadora também existem. Os ruídos da parte mecânica são ouvidos no vídeo. Na Sony DCR-SX1 o problema é mais acentuado quando o zoom é acionado. Por outro lado, o som das gravações é fiel aos originais, sejam vozes ou músicas.



Imprimir Enviar a um amigo