Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Filmadora: fique atento ao escolher a sua
Observar a qualidade da imagem e do áudio, além de ferramentas como foco automático, estabilizador e filtro contra o evento é essencial no momento da compra.
15 outubro 2013 |

Testamos 12 modelos e constatamos que, em ambientes com pouca luz, a imagem pode ficar comprometida. Qualidade do filtro contra o vento também deixa a desejar. A boa notícia, porém, é que todas as câmeras ganharam boa avaliação quando o assunto é a facilidade de manuseio. Em nosso comparador de filmadoras, você pode escolher qual produto melhor se adequa ao seu bolso e ao seu perfil.

Para fazer gravações em ambiente externo, com luz natural, a maioria das filmadoras cumpre bem esse objetivo. O mesmo acontece se as imagens forem produzidas em locais fechados, com luz artificial. Entretanto, gravar com pouca luz pode ser um impasse, pois todas as câmeras pecam no contraste.

foco automático é uma grande ajuda para quem não tem prática em filmagem, e as filmadoras que possuem essa ferramenta tiveram bons resultados nesse critério. A situação muda no momento em que o foco automático é utilizado em ambiente com pouca luz.

Sobre o estabilizador de imagem, vale destacar que uma mão firme é essencial na hora de gravar. Isso porque, para as cenas em que a filmadora está parada, ele funciona adequadamente, mas, em todos os modelos, a qualidade da gravação começa a cair quando a câmera é movimentada.

Presente em algumas filmadoras, o filtro que reduz o barulho do vento, evitando a “chiadeira” durante a exibição do vídeo, não é eficiente, embora seja preferível utilizá-lo. Em todas as câmeras há ainda alguma interferência sonora proveniente da própria parte mecânica. Em alguns casos, isso acontece quando o zoom é acionado, sendo possível ouvir o barulho desse movimento ao se assistir à gravação. Por outro lado, os sons captados pela maioria das filmadoras avaliadas, sejam eles vozes ou músicas, mostraram-se fiéis aos originais. 

Sobre a facilidade de uso, as filmadoras não apresentaram problemas. Para começar uma filmagem, por exemplo, basta pressionar o botão “rec”. Operar o zoom óptico também é simples. Nos modelos híbridos, que possuem memória interna e aceitam cartões de memória, não existem complicações em se executar a função que permite gravar em uma opção ou outra.

Procurar e reproduzir vídeos é fácil, embora em algumas câmeras essa seja uma tarefa complexa, já que é necessário apertar muitos botões para se chegar à gravação desejada.

Leia também

abertura-BCAA
virtus-crash-test
taxa-juros
carro-franquia-seguros-perda-total

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.