Notícia

Filmadoras podem melhorar

15 dezembro 2010

15 dezembro 2010

Produtos são fáceis de usar e rápidos para transferir vídeos, mas fidelidade de imagem e som deixam a desejar.

As filmadoras Sony HDR-XR350V e HDR-XR150 apresentaram maior fidelidade de cores e nitidez de imagem no uso tanto com luz natural quanto com luz artificial. Já nas filmagens com pouca luz, o primeiro modelo Sony também se destacou, juntamente com outro da mesma marca, o DCR-SX83.

O pior nesse quesito foi o modelo da Panasonic, que não conseguiu reproduzir uma boa imagem com pouca luz. Por outro lado, em nossos testes de qualidade de áudio, a melhor filmadora foi a Panasonic, que conseguiu evitar os efeitos do vento em gravações ao ar livre. Mas, nos testes de recepção de voz e música, todos os modelos reproduziram chiadeiras ao fundo.

Estabilizador não melhora a imagem

Nosso teste constatou que não há muita diferença entre filmar com o estabilizador de imagens ligado ou desligado. A influência do recurso é muito pequena. De qualquer forma, as melhores filmadoras nesse critério foram as Sony HDR-XR350V e HDR-XR150 e o modelo da Panasonic. Já quanto ao foco automático, as filmadoras que se saíram melhor foram as da Sony (exceto o modelo DCR-SR88) e a da Panasonic.

Em relação ao uso da filmadora em si, constatamos que mesmo se você for inexperiente terá grandes chances de fazer boas gravações. Em geral, os manuais são explicativos e ajudam bastante o usuário.

Filmagem é muito fácil

E todos os modelos testados se saíram muito bem em filmar. É muito simples operar os botões de gravar e o zoom. Também não há dificuldade para se fotografar enquanto se está filmando uma cena (nos modelos que possuem essa opção, há um botão próprio para isso). E não é complicado usar as filmadoras com apenas uma mão, porque os botões podem ser alcançados com a mesma mão com a qual o usuário as segura.

Rapidez ao transferir vídeos

Reproduzir os vídeos armazenados nos aparelhos é tão simples quanto gravá-los. A transferência dos arquivos para o computador não exige muito tempo. Usando a conexão USB, leva-se entre um e dois minutos para transferir um arquivo de dez minutos de duração.

No geral, os softwares que vêm com as filmadoras são bons e ajudam bastante nessa tarefa.


Imprimir Enviar a um amigo