Notícia

Fotografe bem com a sua máquina

26 março 2014
camera-digital

26 março 2014

Se você não tem condições de comprar uma câmera fotográfica profissional, pode aprimorar o uso de sua compacta ou semiprofissional

Fotografe bem com a sua máquina

Para tirar uma boa foto, você precisa levar em conta a exposição (tempo que o diafragma da câmera ficará aberto recebendo luz), a abertura do diafragma (que controla a quantidade de luz que entra) e o ISO (sensibilidade da película: quanto maior o seu valor, mas clara ela é). Em muitas câmeras digitais básicas, não é possível regular o tempo de exposição e a abertura do diafragma manualmente. Mas o ISO dá: maiores valores são aconselháveis a ambientes com pouca luz. Porém, quanto maior o valor, pequenas imperfeições também ficam perceptíveis na foto.

Para contornar esse problema, as câmeras básicas já vêm com modos de cenas, que são situações pré-definidas pelo fabricante, como, por exemplo, modo praia, noturno, retrato, paisagem, neve, fogos de artifício, esporte (para fotos em movimento) e até para fotografar flores. Quando esses modos são selecionados, os ajustes de tempo de exposição, abertura de diafragma e ISO são modificados automaticamente para a situação em questão. Portanto, use e abuse dessas funções. Os resultados são surpreendentes.


Imprimir Enviar a um amigo