Notícia

A PROTESTE reivindica melhorias no sinal 3G

23 julho 2013

23 julho 2013

A PROTESTE lança hoje a campanha " Em busca do 3G perdido" para conseguir a reparação dos danos causados aos consumidores que pagam pela cobertura 3G no celular, porém não recebem o sinal em muitas localidades. Juntos podemos exigir das operadoras um sinal de internet com melhor qualidade.

Não é de hoje que intervimos junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em busca de melhorias para o serviço de telefonia móvel. Nossas reivindicações são baseadas em inúmeras reclamações de nossos associados sobre o péssimo funcionamento da tecnologia 3G. 

Depois de algumas reivindicações nossas, de usuários e de outras entidades, a Anatel baixou a Resolução no 575/2011, que regulamenta a gestão da qualidade da prestação de serviço  móvel pessoal. Ela contempla indicadores para avaliação da qualidade da banda larga móvel. Mas, como vimos em nosso estudo, a situação do serviço prestado ainda é muito ruim. 

Por isso, novas metas de qualidade foram definidas, e as medições já começaram a ser feitas. Iremos acompanhar de perto essas medições e, caso as melhorias não ocorram ou não correspondam aos anseios dos consumidores, adotaremos as medidas judiciais cabíveis.

Para que nossas ações tenham ainda mais força, precisamos da sua ajuda. Se você tem problemas com sinal 3G, nos conte sua experiência. O seu depoimento nos ajudará a construir uma ação mais sólida em busca de melhorias nesse serviço. 

Acesse o site e participe: www.embuscado3gperdido.com.br 

Veja abaixo como fizemos o estudo com operadoras de celular:

Entre os dias 4 de março e 25 de abril, nossos técnicos percorreram, de carro, mais de 5 mil quilômetros em três regiões do Brasil, passando pelas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Paraty, Rio das Ostras, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Aracaju, Recife, Natal, Fortaleza, Londrina, Foz do Iguaçu, Curitiba, Florianópolis, Caxias do Sul e Porto Alegre. 

Ao longo do caminho, medimos o sinal da rede 3G e tentamos realizar chamadas de voz - este teste você verá na edição seguinte da PROTESTE - das quatro principais operadoras do país: Oi, Tim, Claro e Vivo. Para recolher dados 3G, usamos quatro celulares Samsung Galaxy SII LTE com o aplicativo de teste de velocidade Ookla Speedtest. Medimos as taxas de download (velocidade de chegada dos dados), upload (velocidade de saída dos dados) e latência (tempo de resposta da operadora após uma solicitação).




Imprimir Enviar a um amigo