Notícia

Android 6.0 Marshmallow: confira as novidades da nova versão do sistema operacional

09 setembro 2015

09 setembro 2015

Confira as novidades do Android 6.0 Marshmallow, até o momento, e aguarde o lançamento da nova versão previsto para ainda esse ano.

Somente disponível para desenvolvedores, o Android 6.0 Marshmallow é o sucessor do Lollipop, mas diferente da atualização da versão 5.0, desta vez a Google levou em consideração as funcionalidade e manteve o famoso design. Confira a seguir as principais novidades.

A primeira grande novidade nesta atualização é a personalização das configurações rápidas, mas ainda não sabemos se esta função estará disponível após o lançamento da plataforma. 

COMPARE CELULARES


E, ainda, para acessa-la é necessário fazer um truque, apertar por um longo tempo o menu configurações até aparecer a informação do acesso ao “System UI”, onde é possível escolher o que ficará visível nas configurações rápidas e desta forma até mesmo colocar o botão de porcentagem de bateria.

Outra atualização é a opção de “negar ou aceitar permissões” presente no iOS que ainda não tinha sido implementada pela Google. Nesta função quando os aplicativos são instalados pedem a autorização do usuário para enviar mensagem SMS, acessarem os contatos, agenda, GPS e tudo que pode ser controlado nas configurações na aba app. 


Para evitar o uso de todas estas informações por todos os apps, basta selecionar o aplicativo que deseja verificar e na aba permissões marcar ou desmarcar somente os acessos permitidos para aquele aplicativo.



A tela de bloqueio continua clean como na versão anterior e agora é possível acessar diretamente nesta tela funções como o Google Now, câmera e o desbloqueio de tela.

O gerenciamento da memória RAM agora está disponível para acesso no menu configurar na aba “Memória”. Nesta aba é possível verificar a memória que está sendo usada, a memória disponível, a memória total e a memória usada por cada app. Este último item é essencial para saber qual aplicativo está acabando com a memória do seu smartphone.

A área “Armazenamento” também está com um novo visual e não existe mais a barra com cores para indicar quais arquivos estão gastando a memória interna. Esta mudança não foi positiva, pois desta forma não é possível saber de imediato se o smartphone está com uma quantidade muito grande de fotos, músicas ou apps.


Uma das novidades mais esperadas é a forma de explorar os arquivos internos. Agora é possível acessar as pastas internas plugando o aparelho no computador e na versão anterior só era possível ter acesso com aplicativos e não nativamente.

Outra nova facilidade é o modo de aumentar ou diminuir o som telefone. Agora ao apertar a seta para baixo aparecerá a opção de diminuir o som do alarme, das chamadas, dos vídeos ou das músicas. Caso você opte por baixar todo o volume o aparelho vai ficar no vibracall. Caso você continue pressionando o botão o celular permanece no silencioso, modo que foi tirado na última versão e agora voltou.

A bateria do smartphone poderá ser um dos destaques desta atualização, pois em nossos testes com o Nexus 5 o aparelho realmente mostrou uma boa melhoria na bateria. Porém, não podemos afirmar que no lançamento do Android 6.0 esta esteja tudo igual ao visualizado agora. E, ainda, tudo indica que a Google conseguiu retrabalhar no sistema e aperfeiçoá-lo para um uso menor de bateria.

Confira outras funcionalidades que também estarão presentes no Android Marshmallow:

  • Suporte nativo para senhas por impressão digital;
  • Pagamento pelo smartphone, concorrente ao Apple Pay;

As marcas fabricantes dos aparelhos estão começando a publicar a lista dos smartphones com a atualização para o novo sistema operacional e o lançamento do Android Marshmallow está previsto do para ainda esse ano.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.


Imprimir Enviar a um amigo