Notícia

Aplicativos de GPS gratuito valem a pena

30 outubro 2014

30 outubro 2014

Nosso teste mostra que já existem opções desses apps para smartphones que são eficientes e sem custos.

Avaliamos os principais aplicativos de GPS pagos e gratuitos para smartphones e o veredito é bom: eles funcionam bem e você pode viajar gastando muito pouco – ou absolutamente nada. 

A maioria dos apps funciona sem precisar estar conectada à Internet, o que ajuda a reduzir ainda mais os custos. Nesse ponto, os gratuitos Apple Mapas e Waze perdem pontos, pois exigem a conexão de dados. 

Consumo de bateria é grande; leve carregador para carro 
Isso é importante, pois esses aplicativos gastam muita bateria do smartphone. Por isso, tenha sempre à mão um carregador que possa ser usado na saída de 12V do carro. 

Instrução: maior antecedência garante segurança 
É essencial para a segurança, especialmente em vias de alta velocidade, que as instruções visuais avisem a próxima ação a ser tomada com a maior antecedência possível. O Apple Mapas se sai mal nesse critério, por adiantar a manobra com meros 400 a 500 metros de distância, muito pouco para uma rodovia. No outro espectro está o Tom Tom Brazil, o melhor e o mais completo dessa avaliação. 

Coloque o app em modo sonoro e nunca olhe a tela ao dirigir 
Em compensação, o mesmo Tom Tom é o que informa os comandos com a menor distância, entre 600 e 1.000 m, nas instruções por áudio. Ressaltamos que, caso não haja outro passageiro que possa ficar com o aparelho, o smartphone deve sempre ficar no modo sonoro, pois tirar o olho da estrada para a tela, mesmo que por um segundo, pode resultar em sérias consequências. E jamais programe o telefone enquanto estiver dirigindo. 

Quanto mais opções de destinos e rotas oferecidas, melhor 
Os apps oferecem vários tipos de procura por destinos, como por inserção de país e rua, ou por rotas, em que se pode programar o percurso por itinerário econômico ou cênico, entre outras alternativas. Em ambos os casos, quanto mais opções oferecerem, melhor. Nesses quesitos, Waze e Garmin Navigon são os destaques positivos e Navigation Brazil e Apple Mapas, os negativos.  

Poupe R$ 117 com nossa escolha certa 
Caso você queira um aplicativo profissional e detalhado, o pago Tom Tom Brazil, o melhor do teste, é uma ótima opção. Já usuários periódicos podem baixar o gratuito e eficiente Google Maps, nossa escolha certa. Com isso, você poupa R$ 117,48, preço do app pago mais caro da avaliação, o Garmin Navigon.


Imprimir Enviar a um amigo