Notícia

Conheça as novidades dos aplicativos do iOS 10

11 outubro 2016
ios 10

11 outubro 2016
A Apple foca no mercado dos dispositivos inteligentes e a nova versão do sistema traz recursos ainda mais interessantes.

Ao atualizar o seu iPhone para o sistema operacional iOS 10, você vai ver que ele traz novos (e interessantes) aplicativos. O app Casa, por exemplo, permite que você se conecte a outros dispositivos de sua residência, como uma lâmpada, um sistema de Wi-Fi ou até mesmo uma porta automática. Esses dispositivos inteligentes são o novo mercado em que a Apple começa a focar. Vale ressaltar que não é uma tecnologia completamente nova, nem mesmo para o fabricante, porque o primeiro relógio da Apple conseguia abrir portas automáticas de garagem.

Outra novidade está na função do app Mensagem, que oferece mais liberdade para você. Dá para enviar uma foto, um link para um aplicativo (por exemplo, uma música na Apple Music) e até fazer um desenho com o dedo. Porém, essa é uma função mais para brincadeira, já que, na realidade, desenhar ou escrever com o dedo não é tão fácil assim.

O interessante também é que algumas palavras se transformam, automaticamente, em emoticons, mesmo sem você, de fato, querer. Agora, existe uma grande mudança que todo mundo está comentando: os adesivos. Eles são como emoticons, mas podem ser animados e são abertos para os desenvolvedores criarem novos. Dessa forma, você pode baixar os seus adesivos novos pela App Store, mas observe que se enviá-los para um dispositivo Android, serão como MMS, que quase ninguém usa mais. Então, se você quiser compartilhar, facilmente, fotos e assim por diante, a melhor solução continua a ser aplicativos como WhatsApp.

 

ios 10 

 

O aplicativo Fotos também mudou um pouco, com o acréscimo de uma opção de "memórias". Assim, você pode criar algum vídeo baseado nas suas fotos, da mesma forma que o Facebook faz automaticamente de tempos em tempos.

E agora você tem a possibilidade de ver os engarrafamentos e as condições de tráfego, com o aplicativo Mapas, graças às cores nas estradas (laranja e vermelho). Além disso, é possível acompanhar as condições do tempo e o menu de pesquisa parece, atualmente, muito melhor do que antes. Isso é mostrado nas próximas printscreens, que comparam a atual com a versão anterior.

 

ios 10

 

ios 10

 

Por último, mas não menos importante, a aparência do app Apple Música foi completamente alterado, porém o modo como funciona permanece semelhante. Agora, o Apple Música também existe em telefones Android.

 

Há sempre novas aplicações, novos modos para a função hora de dormir. Alguns são inteligentes, alguns são inúteis, alguns são irritantes. Este você pode escolher em que tópico se encaixa melhor. Há possibilidade de receber um aviso quando você tem que dormir. Basta dar a hora que você tem que acordar, o número de horas de sono que precisa e seu iPhone irá lembrá-lo de ir dormir.

Para saber o que acontece com os jogos que demandam muito do celular com aplicativos pesados, utilizamos um app de benchmark. Normalmente, o sistema operacional não deve ter uma grande influência sobre a qualidade dos gráficos, porque isso costuma ser um problema de hardware. Porém, isso não é inteiramente verdade.

Para isso, utilizamos a ferramenta 3D-Mark, o primeiro é o "teste de recurso Overhead API", que é principalmente para testar o desempenho gráfico em dois testes diferentes. Ele mede o número de objetos que aparecem na tela, ou seja, quanto mais objetos, melhor o gráfico.

O primeiro teste (OpenGL ES 3.0) gerou melhores resultados para o iOS 8.3 e o segundo (com a API Metal), para o iOS 10. Metal é uma nova maneira de usar o poder da GPU, que a Apple lançou com o iOS 8. Ele consegue reproduzir 10 vezes mais rápido os objetos que aparecem na tela. Porém, no teste, ele mostrou uma melhora de seis vezes.

 

ios 10

 

Em seguida, o outro teste Ice Storm, que é feito para tablets e smartphones mais baratos, testa os gráficos e o processamento, porém mais a renderização e a qualidade da textura. Desta vez, novamente, iOS 10 foi o melhor. Este teste vai até uma resolução de 1280 x 720 pixels e é limitada a 60 quadros por segundos.

 

ios 10 

 

Já o teste IceStormExtreme, mais adequado para dispositivos high-end, é um pouco mais complexo do que o anterior. Ele vai até uma resolução de 1920 x 1080 pixels. Desta vez, o melhor foi o iOS 8.3, mas a diferença é muito pequena para ser significativa.

 

ios 10

 

O último teste é chamado de IceStormUnlimited, porém não é um teste de renderização normal. O objetivo é testar o chipset interno, comparando assim a performance do CPU e da GPU. Neste caso, a diferença, normalmente, é dada pelo hardware e não pelo software (sistema operacional). Os três testes mostraram uma diferença muito pequena entre as versões, embora no iOS10 tenha sido menor.

 

ios 10 

 

Para obtermos um outro ponto de vista, fizemos ainda um teste de benchmark com outro aplicativo, no caso o AnTuTu. Os resultados mostraram que o melhor sistema operacional é iOS 10. Embora o iOS 8.3 e iOS 9.2 sejam bastante semelhantes, há diferença da última versão.

 

ios 10 

 

A pergunta é sempre a mesma desde alguns anos: devo atualizar minha versão iOS com o meu iPhone ou vai se tornar muito lento? Desta vez, parece que o dispositivo permanece muito bom. No iPhone 5S, não notamos diferença depois que o novo sistema operacional foi instalado. Ele ainda continuou fácil e rápido para abrir cada aplicativo, de forma diferente de quando atualizamos o iOS 8 no iPhone 4S. Parece que a experiência do usuário não é, de fato, alterada. E o melhor: a impressão é de que, ao navegar nos sites, o iOS 10 é ligeiramente mais rápido do que as outras duas versões. 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!


Imprimir Enviar a um amigo