Da lista inicial de celulares antigos que deixariam de ter acesso ao aplicativo, vários aparelhos ganharam uma sobrevida e poderão utilizar o serviço até 2020, em alguns casos.
WhatsApp: veja como usar no computador ou tablet
Dos aparelhos que constavam na lista inicial, apenas o Symbian S60 perderá o suporte no final deste mês (30 de junho). Os aparelhos BlackBerry OS, BlackBerry 10 e Windows Phone (até a versão 8.0) terão o serviço até 31 de dezembro deste ano. Já o Nokia S40 funcionará até o fim de 2018.
A PROTESTE considera que a obsolescência programada dos celulares é um desrespeito ao consumidor, restringe o direito de quem utiliza um aparelho mais antigo e fere garantias do Código de Defesa do Consumidor.
A medida de suspender ou indisponibilizar versões mais atuais do serviço afetaria 120 milhões de usuários do aplicativo, que têm direito às atualizações pois, seus celulares - apesar de antigos - ainda recebem suporte das operadoras de telefonia.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).