Notícia

Assistente inteligente para smartphone

29 julho 2014

29 julho 2014

Avaliamos os principais assistentes inteligentes do mercado e recomendamos que você tire proveito desta função interessante dos smartphones, que pouca gente conhece ou não usa. 

Primeiro, é preciso entender como esse recurso funciona. Dependendo do seu celular, você, em geral, toca sobre um ícone na tela, faz uma pergunta e obtém a resposta, muitas vezes pescada do Google. Ou solicita alguma ação, por exemplo, "ligar para casa" e o aparelho a realiza. Isso é uma maneira de você ser mais rápido no uso do aparelho, utilizando cada vez menos as mãos.


Para quem usa iPhone a partir da versão 4s, o assistente pessoal inteligente é a Siri. Nos celulares que têm Android, o Google Now. Os usuários de iPhone também podem baixar esse programa, se preferirem. Os aparelhos da Samsung trazem o S Voice. O Windows Phone é o único que ainda não possui esse recurso, mas terá em breve o Cortana, que ainda se encontra em fase de teste.


Em resumo, todos eles são muito fáceis de configurar. O Google Now apenas pergunta alguns dados, como endereço de casa e do trabalho e qual time você torce. Já a Siri nem precisa de configuração. Na verdade, o uso do assistente é quase intuitivo, mas, ainda assim, o S Voice, na primeira inicialização, explica como usá-lo.


O melhor na hora de dar as respostas ou obedecer aos comandos foi o Google Now, que atendeu às mais diferentes formas de falar. O pior nesse quesito foi o S Voice, que só atende da maneira que foi programado.


A conclusão a que chegamos ao avaliar os assistentes é que, embora muito interessantes, ainda precisam evoluir. Isso porque todos necessitam de pelo menos um clique na tela para funcionar. O ideal seria que atendessem ao comando de voz unicamente, como já é feito com o Moto X, com ele, não é necessário colocar as mãos no aparelho. Basta falar: "OK, Google Now". Em seguida, o microfone do assistente irá abrir e o usuário falará o que deseja.


Veja como utilizar o assistente SIRI:

  • Passo 1: Pressione por alguns segundos o botão principal no corpo do aparelho.
  • Passo 2: A Siri abrirá, mostrando-se solícita para a sua pergunta ou o seu pedido de ação.
  • Passo 3: Perguntamos como estaria o tempo no Rio de Janeiro e obtivemos a resposta.
Responde às perguntas de forma impressionantemente humana. Parece uma conversa de verdade.

Veja como utilizar o assistente GOOGLE NOW:

  • Passo 1: Clique no aplicativo do Google ou, na tela principal do smartphone, clique na barra do Google.
  • Passo 2: Clique no ícone do microfone. Agora fale (dê ordens ou faça perguntas de forma direta). Evite pessoas falando ao seu lado.
  • Passo 3: Outra opção é clicar em sua barra. Role a tela para cima para ver os cartões informativos.
Apresenta muitas informações na forma de cartões de maneira dinâmica. Entende e fala português.

Veja como utilizar o assistente S VOICE:

  • Passo 1: Clique duas vezes no botão do meio do smartphone ou clique diretamente no aplicativo do S Voice.
  • Passo 2: O microfone abrirá. É hora de fazer a sua pergunta ou dar o seu comando. Veja alguns exemplos na foto e abaixo.
  • Passo 3: Caso você não saiba o que falar, diga no microfone: "Ajuda". Serão abertas várias sugestões de comandos.


Tem sistemas parecidos com a Siri, embora de forma mais limitada e de uso nem tão fácil.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!


Imprimir Enviar a um amigo