Notícia

Bateria de celular ou tablet: saiba como prolongar a vida útil

25 março 2015
Baterias

25 março 2015

Após testarmos baterias de celular e tablet e descobrimos que o grande culpado por reduzir sua vida útil é o próprio usuário. Veja o que fazer para prolongar a vida útil da sua bateria.

Qual é o componente mais problemático e que costuma dar os primeiros sinais de defeito em dispositivos móveis como celulares e tablets? A resposta, praticamente unânime, é a bateria.

Ainda mais se for levado em conta que, hoje em dia, praticamente todos os aparelhos, com a exceção, em nosso teste, do Samsung Galaxy S5, vêm com baterias integradas – ou seja, que não são removíveis ou passíveis de serem trocadas.


Baterias de dispositivos estão bem após dois anos de uso

Entretanto, após testes em oito smartphones e cinco tablets, com o objetivo de verificar quanto da vida útil das baterias foi reduzido após vários ciclos de uso, vimos que essas peças ainda estão bem conservadas, mesmo após dois anos de uso.




Maus hábitos e indiferença por cuidar do aparelho reduzem a vida

Assim, a “culpa” pela pouca duração da bateria é muitas vezes do próprio usuário, que, sabendo e não se importando com o fato de o aparelho ficar rapidamente obsoleto devido ao avanço tecnológico, não toma os devidos cuidados com o mesmo.


Lítio é mais frágil que níquel; veja como conservar a bateria

E, embora seja superior à velha bateria de níquel, a de lítio é muito mais frágil e pode até ser destruída caso seja carregada erradamente. Além disso, ao contrário da de níquel, a bateria de lítio não pode ser revertida ao seu estado inicial. Para fazer a bateria de seu gadget durar mais, siga as dicas, a seguir:


 

 

  • Não deixe a bateria do celular descarregar totalmente. Quanto menos isso acontecer, maior será sua vida útil. Muitos smartphones já desligam sozinhos antes de o nível da bateria chegar na reserva, justamente para preservar o aparelho.
  • Desative notificações automáticas e as funções de Wi-Fi, Bluetooth e GPS, se não as estiver usando, e reduza o brilho da tela. Todas essas medidas poupam energia.
  • Encerre os aplicativos que usam GPS, pois são os que mais consomem bateria.
  • Para evitar o elevado consumo de bateria ao buscar cobertura, ative o “modo avião” ou “off-line” em locais sem sinal.
  • Tenha um cabo USB sempre à mão, caso o celular possa ser carregado no computador ou no carro.
  • Evite lugares excessivamente quentes, pois o calor é um grande vilão das baterias, fazendo com que descarreguem rapidamente e reduzindo sua vida útil, caso estejam totalmente carregadas.

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!



Imprimir Enviar a um amigo