Notícia

Celulares analógicos serão desabilitados

31 março 2008

31 março 2008

Até junho, as operadoras terão que substituí-los sem custo, por aparelhos digitais.

Se você tem ainda um celular analógico procure sua operadora porque em junho deste ano, as operadoras de telefonia celular desabilitarão no País todos os aparelhos que funcionam por este sistema. As empresas são obrigadas a substituir, gratuitamente, esses telefones por aparelhos celulares digitais.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há ainda 13 mil analógicos, entre os 104,1 milhões de telefones celulares habilitados no País. As operadoras de telefonia celular são obrigadas também a fazer um cadastro dos telefones "impedidos" (aparelhos clonados, roubados etc). Essa é uma das medidas adotadas pela agência para combater práticas de escuta e gravação telefônicas ilegais.

As operadoras, pelas regras em vigor, são responsáveis pela inviolabilidade dos serviços de telecomunicações e têm de zelar pela confiabilidade da rede. Elas são obrigadas a manter arquivados por cinco anos os registros de todas as ligações, para o caso de serem requeridas pela Justiça.

Quando há decisão judicial autorizando uma escuta, a ordem da Justiça é apresentada diretamente à operadora, sem passar pela Anatel. A agência, no entanto, fiscaliza as operadoras para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso às redes. Na telefonia móvel, mesmo com a tecnologia mais avançada, a rede não está imune, ao ponto de até aparelhos celulares com recursos de criptografia, poderem ser interceptados por hackers.


Imprimir Enviar a um amigo