O consumo de dados aumenta repentinamente, a carga da bateria acaba rapidamente, o Bluetooth é ativado e até alguns aplicativos são instalados sem o seu comando.
Cuidado! Seu celular pode estar sendo espionado
Esses são apenas alguns dos problemas que um vírus pode causar a você ao infectar o seu celular. Por isso, é fundamental excluir esse tipo de “praga virtual” o quanto antes do aparelho, independentemente do sistema operacional.
Posso confiar em aplicativos para pagar contas
Uma das opções mais eficientes para se remover vírus e outros malwares é instalar antivírus específicos para o sistema operacional do seu aparelho. Podemos encontrar aplicativos com antivírus no Google Play. É muito fácil fazer o download e a instalação.
Encontre um smartphone perfeito para você e seu bolso
Android
→ Vá na Google Play
→ Procure o antivírus que você desejar. Para ajudar você nesta tarefa, veja nosso último teste com antivírus para celular aqui.
→ Clique em Instalar
→ Vá em aplicativo de antivírus
→ Clique em Escanear
→ Caso ele encontre alguma ameaça, irá listá-la para que você possa ver qual é e onde está localizada.
→ Caso queira remover todos, clique em Remove All e depois em Yes para excluir os arquivos infectados.
Pais devem continuar alerta com desafio da boneca Momo
Esse passo a passo pode variar conforme o aplicativo que você escolher.
Se não surtir efeito, você pode tomar uma atitude mais drástica. Acesse as configurações do aparelho e restaure as de fábrica. Vale lembrar que essa medida apagará todos os dados do smartphone. Para fazer isso, acesse:
→ Configurações do seu dispositivo Android
→ Procure pela opção Fazer backup e redefinir (esta opção pode ter diferentes nomes dependendo da marca e modelo de seu aparelho).
→ Selecione Configuração Original (esta opção pode ter diferentes nomes dependendo da marca e do modelo de seu aparelho também).
→ Tenha certeza de ter guardado e feito backup de todos os arquivos.
→ Nesta tela, você deve encontrar uma opção para também limpar o armazenamento externo ou o Cartão SD (recomenda-se que marque ela também, para apagar definitivamente tudo).
→ Clique em redefinir telefone e o seu telefone irá reiniciar, livre dos vírus.
Anatel vai bloquear celulares piratas em dez estados
Tem um iPhone 8? Veja se deve atender ao recall da Apple
iOS
Quando desbloqueados, os iPhones e os iPads tornam-se mais vulneráveis a vírus e a malwares, porque o sistema pode ser acessado e modificado diretamente na raiz.
A Apple desencoraja seus clientes a fazer o jailbreak (desbloqueio) de seus dispositivos, pois isso os coloca em grande risco.
Porém o sistema, que, embora seja muito seguro por ser fechado, não é à prova de malware – assim como qualquer sistema operacional, móvel ou não. Desse modo, algumas medidas de segurança podem ser tomadas para que você evite algum tipo de infecção no seu aparelho:
• Evite abrir e-mails desconhecidos.
• Não clique em propaganda.
• Somente deixe instalados aplicativos que realmente utiliza.
• Não baixe aplicativos fora da App Store.
• Evite abrir links nas redes sociais e mensageiros, além de mensagens SMS.
• Mantenha o celular com bloqueio de tela.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).