Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Como rastrear celular perdido
Conheça as três formas principais de localizar smartphones Android e iOS e aprenda como fazer
02 março 2018 |
celular-perdido

Você sabia que existem diversas maneiras de rastrear a localização de onde está o seu aparelho? A seguir apresentamos três formas simples de fazer isso em dispositivos Android e iOS.

Usando o sistema operacional:
O próprio sistema operacional já oferece esse serviço, tanto o iOS quanto o Android.

No Android, você deve ativar nas configurações na parte de segurança, informando que você quer localizar remotamente seu Android. Quando acontecer a perda ou o furto, você pode localizar o smartphone acessando a página de rastreador de dispositivos no Android. Além de rastrear, você pode fazer o aparelho tocar um som, pode bloqueá-lo ou até mesmo limpar todo conteúdo dele.

Já no iOS, para ativar o recurso, você deve entrar em ajustes, acessar o ID Apple, selecionar o aparelho que está ativo na conta e, por fim,  clicar em “buscar iPhone”. Para achar o aparelho é só entrar no site do iCloud e clicar em “buscar iPhone”.

Usando um antivírus:
Para Android, boa parte dos antivírus possui essa função adicional. Além dela, eles ainda possuem proteção contra malware, o que é muito importante.

No iOS não existem antivírus. Contudo, alguns apps de segurança, como o app do Norton, fazem o trabalho desses aplicativos de busca.

Veja também qual é o melhor antivírus para o seu PC também

Usando um app especializado:
Existem apps especializados nessas funções, tanto no Android como no iOS. Um dos mais famosos é o “Device Locator”. Ele é pago, mas vale a pena por ser mais completo que seus concorrentes gratuitos. Além da função de rastreamento, o Device Locator é capaz de, por meio da câmera frontal, tirar uma foto da pessoa que esteja utilizando o seu aparelho e enviar o conteúdo para você sem que ela saiba.

Vale lembrar que é muito importante que o usuário siga algumas medidas de segurança para que não tenha seus dados acessados, em caso de perda ou roubo. São elas:

É imprescindível um desbloqueio de tela. O melhor de todos é o desbloqueio por digital. Caso o seu aparelho não possua esta opção, prefira a senha alfanumérica e evite ao máximo o desbloqueio padrão do Android, aquele que é feito por linhas.

Utilize um antivírus confiável no celular. Ele será o responsável por proteger seu dispositivo contra alguns ataques, como acessos forçados via malware, por exemplo.

Evite que mensagens possam aparecer na tela do celular ou notificações de outros apps antes do desbloqueio.

Anote o numero do IMEI do aparelho que se encontra na caixa. No iOS, ele aparece em Ajustes > Geral > IMEI. Já no Android, a informação está disponível em Configurar > Sobre o telefone > Informações do IMEI ou discando o número universal *#06*. Com o número do IMEI, o consumidor deve comunicar o ocorrido para que sua operadora tome as providências cabíveis.

localizar-smartphone

É importante citar ainda que só é indicado ir até o local onde o aparelho foi localizado, em caso de perda. Caso você tenha o celular roubado ou furtado, a melhor ação a se fazer é: utilizar o app, identificar onde o dispositivo está e, munido desta informação, procurar uma delegacia para realizar o Boletim de Ocorrência (B.O).

Perdeu o seu smartphone e quer um novo? Confira os modelos aprovados em nossos testes

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

smartphone-idosos
plano-de-celular
gps-dois
antena-telefonia

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.