Notícia

Como telefones, são aceitáveis

26 abril 2011

26 abril 2011

Porém, iPhone 4 apresenta problemas de recepção de sinal e Motorola Milestone é confuso ao registrar chamadas perdidas.

Os preços dos smartphones estão caindo, mas nem todos apresentam boa usabilidade para a Internet. Os tocadores de MP3 e as câmeras são boas, mas não substituem equipamentos que exercem apenas aquelas funções.

Apesar disso, todos os 31 aparelhos foram bem avaliados na função de telefone. Entretanto, com as nossas indicações você pode poupar quase R$ 1.600 na compra do seu.

Como telefone, são pelo menos aceitáveis

De todo modo, para a função básica do telefone, que é de fazer e receber chamadas, quase todos os aparelhos testados são fáceis de usar.

O único com problemas de recepção de sinal foi o iPhone 4, porque ocorre queda de recepção quando segurado pela mão.

Com relação à qualidade sonora, todos se saíram bem quando o ambiente é calmo. Mas, em locais barulhentos, os Nokia C6-00 e X2-00 não se saíram tão bem.

Não tiveram uma boa avaliação os aparelhos que possuem teclado QWERTY: os números são muito pequenos e quem tem dedos largos pode encontrar dificuldades para discar ou escrever.

Já para gerenciar as ligações perdidas, encontramos um grave problema no Motorola Milestone: ele só registra a última ligação de um contato. Se houver três ligações perdidas de dois contatos diferentes, não dá para saber qual dos dois contatos fez duas ligações.

Resistência e manuseio

Verificamos, ainda, a resistência dos aparelhos. Após testes simulando uma queda de 80 cm, arranhões nas carcaças foram comuns em todos (embora nem tanto nos displays), mas nenhum apresentou defeito. No caso de exposição à água, apenas o Nokia N900 foi danificado após ter sido submetido a uma chuva artificial.

Ao manusear esses aparelhos, os mais volumosos foram prejudicados em nossas análises, por serem desconfortáveis na mão do usuário. E, para carregá-los no bolso, quanto mais fino, melhor, mesmo no caso dos modelos que apresentam um comprimento maior – o que incomoda no bolso é, realmente, a espessura.


Imprimir Enviar a um amigo