Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Conheça os melhores aplicativos gratuitos para editar fotos
Alguns prometem corrigir a imagem com apenas um toque.
06 dezembro 2018 |
apps-de-fotos15

Você costuma tirar dezenas de selfies em várias posições, ou fotos de um objeto ou paisagem em diferentes ângulos, e sempre encontra um defeito em todas elas? Talvez, isso aconteça porque você não utiliza ou não tenha encontrado um bom aplicativo para editar suas fotos. 

Esses programas podem realçar os pontos fortes ou corrigir e esconder os pontos fracos de uma imagem. 

Como melhorar a qualidade das fotos tiradas com o celular 

A cada dia, esses aplicativos ganham novos adeptos, sobretudo os usuários de redes sociais que costumam postar fotos com frequência. Alguns prometem corrigir a imagem com apenas um toque. Mas quais realmente funcionam? Nós apresentaremos a resposta! 

Veja os melhores celulares para tirar fotos  

Como fizemos o teste 
Selecionamos cinco aplicativos para edição de fotos em smartphones, disponíveis para Android e iOs:

Photoshop Express - Adobe
Snapseed - Google
Pixlr - 123RF
Photo Studio - PicsArt
Cymera Camera - SK Communications

Compare características, avaliações e preços de celulares 

Para a avaliação, consideramos estes critérios:
Informações e instalação – Informações sobre o aplicativo, suas funções e os formatos de arquivos compatíveis e facilidade ou dificuldade de instalação.
Funções básicas – Salvar, compartilhar e enviar. Também avaliamos a disponibilidade de controles de alterações (desfazer, refazer e desfazer tudo).
Ajustes de tamanho e inclinação – Opções de corte, redimensionamento, giro ou rotação, inversão e perspectiva ou inclinação.
Inserção de elementos – Opções de inclusão de ícones, desenhos ou adesivos, possibilidade de desenhar e escrever na foto, sobreposição de fotos e inserção de bordas ou molduras.
Filtros e ajustes de qualidade – Quantidade de efeitos e filtros, opções de ajustes (brilho, contraste, saturação, nitidez, etc.), desfoco e correção de olhos vermelhos. Também observamos se havia branqueamento de dentes, remoção de manchas na pele e a qualidade da correção automática de fotos.

apps-de-fotos16

Photoshop Express – Adobe
A função de remoção de manchas e pintas funciona muito bem, podendo ser utilizada para apagar espinhas e sujeiras, por exemplo. Veja o antes e o depois com o uso do aplicativo: 

montagem1

  

Snapseed – Google
A ferramenta Pincel permite a aplicação de ajustes só em partes específicas das fotos. Assim, você não modifica as áreas da foto que não precisam dessas correções.  

 apps-de-fotosxxx 

Pixlr - 123RF
Sua função contraste automático faz o ajuste com apenas um clique, mostrando melhor os detalhes. Veja o antes e o depois.

originalvale

foto-com-contraste-automaticovale

Photo Studio – PicsArt
É um aplicativo com muitos anúncios inconvenientes (mais até do que o Pixlr). A ferramenta Pincel Estiloso permite incluir figuras nas fotos.

apps-de-fotos-comparativo

 

Cymera Camera - SK Communications
Possui uma ferramenta de modelagem de corpo, ideal para quem quer aparentar ser mais magro ou alto e outra, chamada Fino, que afina o rosto.

apps-de-fotos05vale

Teste de ajuste automático 
Essa ferramenta tem nomes variados e faz ajustes diferentes conforme o aplicativo. Apenas o Cymera não possui esse recurso na versão para iOS.

Fizemos a avaliação após aplicarmos o ajuste automático em 12 fotos de paisagens, pessoas e animais, em ambientes claros e escuros. De um modo geral, os aplicativos não parecem “entender” a foto, aplicando ajustes padronizados em imagens muito diferentes.

Em geral, os melhores apps são o Pixlr e o Snapseed, nas duas versões, sendo que o Pixlr se destacou mais na versão iOS.

O Photo Studio da PicsArt teve o pior resultado em ambas as versões. Isso porque, o ajuste automático só embeleza fotos de rostos de pessoas (ainda que desempenhe bem essa função, como mostram as fotos abaixo), porém não oferece a ferramenta para paisagens e fotos de animais.  

 montagem2

  

Afinal, valem a pena? 

Considerando os critérios de nossa avaliação, o aplicativo melhor do teste é o Pixlr, da 123RF, embora o Snapseed, do Google, também tenha excelente qualidade. 

Entretanto, todos eles podem ser usados para fazer modificações simples e divertidas nas fotos, desde que não seja com a ferramenta ajuste automático.

Veja um resumo do teste nas tabelas abaixo, com os resultados para Android e iOS (nesta ordem).  

Informações e instalação
Funções básicas
Ajustes de tamanho e inclinação
Inserção de elementos de decoração
Filtros e ajustes de qualidade
Avaliação final

 

Informações e instalação
Funções básicas
Ajustes de tamanho e inclinação
Inserção de elementos de decoração
Filtros e ajustes de qualidade
Avaliação final

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 4003-3907.

Leia também

newflash-03
celular-perdido
smartphone-idosos

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.