Após inúmeros vazamentos de fotos, vídeos e informações, a Samsung finalmente oficializou o lançamento de seus dois novos smartphones top de linha, o Galaxy S9 e o S9+. Os novos modelos chegam ao mercado para concorrer com os melhores aparelhos da Apple e prometem esquentar o mercado nos próximos meses, aqui no Brasil.
Comparamos o S9+ com seu concorrente direto, o iPhone X, levando em conta critérios como tela, câmera, bateria, chipset, segurança e funções adicionais, e trazemos agora todas as informações que você precisa saber antes de tomar a sua decisão de compra. Está preparado? Então, vamos lá!
Tela
Quando o assunto é tela, podemos dizer que o Samsung Galaxy S9+ e o iPhone X são muito parecidos. As semelhanças são tantas que a tela do iPhone X é produzida pela Samsung. Ambos possuem tecnologia Super AMOLED, que garante melhores resultados na reprodução de cor, balanço da cor branca, saturação, contraste, brilho e nitidez.
Além disso, os dois aparelhos ainda possuem tela alongada. O grande benefício dela é fornecer uma melhor experiência de imersão em conteúdos disponíveis no Netflix, por exemplo, que possui filmes e séries, como Stranger Things, que já foram filmados pensando nesse formato.
A grande diferença está relacionada principalmente ao tamanho e a resolução da tela. O iPhone X possui tela menor (5,8”) e uma resolução mais baixa (458 ppi) quando comparado aos 6,2” e aos 529 ppi do Galaxy S9+. Ou seja, na prática, pessoas que prezam muito pela qualidade da tela conseguem perceber resultados mais satisfatórios no aparelho da Samsung.
O novo modelo da gigante sul-coreana leva vantagem também por possuir tecnologia Always on, que já era presente no S8+. Com ela, o usuário consegue ter a exibição do relógio e outras informações na tela, mantendo somente alguns poucos pixels acesos e diminuindo muito o consumo da bateria, se comparado a uma tela ligada.
Câmera
Se você curte usar o smartphone para fazer fotos e vídeos, o Galaxy S9+ e o iPhone X possuem ótimas configurações. Ambos trazem câmeras duplas de 12 MP na parte traseira e zoom óptico, o que é uma excelente notícia vista as limitações que o zoom digital presente na maior parte dos aparelhos do mercado possui.
Com relação à câmera frontal, os dois são boas opções para os amantes das selfies. Isso porque ambos possuem HDR (assim como na câmera traseira). A diferença é que o iPhone X possui uma câmera de 7MP, enquanto que o Galaxy S9+ conta com uma 8MP. A grande vantagem do iPhone X neste quesito fica por conta da sua tecnologia de reconhecimento facial chamada Face Detection.
Responsável por identificar automaticamente as partes fundamentais do rosto humano (olhos, nariz e boca), ela realiza ajustes precisos em configurações como foco, exposição à luz e controle de coloração resultando em selfies de melhor qualidade. A Samsung até possui uma tecnologia similar, mas utilizando o sensor de retina e a câmera em conjunto com um software de reconhecimento facial. De qualquer forma, neste critério, o reconhecimento do rosto do iPhone X consegue pegar maiores nuances do rosto.
Em fotos noturnas, o S9+ leva vantagem por possuir abertura de câmera variável, com duas opções de abertura (f/1,5 e f/2,4). Além disso, o novo modelo da Samsung também se sai melhor para vídeos em slow motion, isso porque o aparelho conta com uma taxa de quadros elevadíssima (960 frames por segundo), muito superior aos 240fps do iPhone X.
Chipset (Processador + GPU)
Parte importante dos smartphones, os aparelhos comparados apresentam os melhores chipsets (processador + GPU) do mercado. Enquanto, no Brasil, o aparelho da Samsung traz um Snapdragon 845 – modelo top de linha mais atual da Qualcomm – e Adreno 630 de GPU, o iPhone X trabalha munido de um processador Apple A11 Bionic e GPU própria superpoderosa.
Na prática, a diferença entre eles é bem pequena e imperceptível inclusive para usuários mais exigentes. Ambos rodam bem, por muito tempo, os jogos disponíveis e todas as outros aplicativos.
Bateria
A bateria do iPhone X é de 2.716 mAh, a maior entre os modelos da Apple. Contudo, ele fica pra trás quando comparado ao Galaxy S9+. Vale citar que, embora a bateria do S9+ possua os mesmos 3.500 mAh que o S8+, o novo dispositivo da Samsung deve apresentar menos gastos na bateria devido a evolução que o processador do modelo atual teve, frente ao seu antecessor.
Apesar da grande diferença na quantidade de miliamperes-hora, somente testes laboratoriais como os realizados por nós – que levam em conta o uso detalhado em relação a um determinado tipo de perfil de consumidor – poderão mostrar qual delas possui melhor desempenho.
Memória RAM e interna
Quando o assunto é memória RAM, o novo aparelho da Samsung apresenta 6GB, superior aos 3GB presente no modelo da Apple. Vale lembrar, porém, que por o iOS rodar de maneira diferente e bem mais leve que o Android, a diferença no desempenho pode não ser percebida muitas das vezes.
Com relação à memória interna, o S9+ apresenta três opções aos usuários (64, 128 e 256 GB), uma opção a mais que o iPhone, que traz apenas duas possibilidades (64 e 256 GB).
Segurança e desbloqueio
Comparativamente, o Galaxy S9+ é superior ao dispositivo da Apple quando o tema é o desbloqueio do aparelho. O modelo da Samsung oferece desbloqueio por íris e por digital, enquanto o iPhone X traz somente a opção não tão confiável do Face ID, via Face Detection. Essa opção de desbloqueio escolhida pela Apple não apresenta um nível de segurança muito alto, visto que na internet não é incomum encontrar relatos de usuários que tiveram seus aparelhos desbloqueados por parentes próximos ou pessoas parecidas.
Já na segurança de dados, embora o Galaxy S9+possua um adicional de segurança chamado KNOX, mais direcionado para uso empresarial, o aparelho da Apple continua sendo a melhor pedida para quem busca mais segurança. Isso porque, além de manter um rígido controle de qualidade e sobre cada aplicativo enviado à App Store, o iOS é um sistema operacional fechado, o que dificulta a atuação de hackers e aplicativos maliciosos.
Funções adicionais
Entre as principais funções adicionais está o carregamento sem fio (wireless), presente em ambos os modelos comparados nesta análise. Além disso, o dispositivo de som estéreo, que pela primeira vez chega aos smartphones da Samsung, promete ser um grande diferencial da marca, que conseguiu melhorias consideráveis graças às parcerias firmadas com renomadas empresas de áudio com AKG e a Dobby.
Para quem curte emoticons animados o S9+ e o iPhone X também oferecem recursos interessantes. O aparelho da Samsung conta com o AR Moji, via câmera frontal, enquanto o dispositivo da Apple utiliza o AniMoji, por meio do Face Detection.
Resumidamente, a função serve para que o usuário crie emoticons animados personalizados utilizando o sistema de reconhecimento facial dos smartphones. A diferença principal é que o sistema utilizado pelo iPhone X simplesmente “coloca” o rosto da pessoa em um personagem específico, enquanto que o utilizado pelo S9+ permite a criação de um avatar próprio, incluindo roupas e acessórios.
Preço
O iPhone X é o modelo da Apple mais caro da história, custando no exterior cerca de 1 mil euros e no Brasil próximo de R$ 7 mil.
Apesar da Samsung ainda não ter revelado o preço do seu novo aparelho no Brasil, estima-se que o valor será bastante elevado e próximo ao da Apple. Isso porque, no exterior, o dispositivo recém-lançado pela gigante sul-coreana chegou ao mercado custando somente 10 euros a menos que o modelo da Apple, cerca de 990 euros. É esperar para ver!
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).