O Google lançou em 5 de janeiro o Nexus One, um novo modelo de telefone celular. A empresa já está nesse mercado desde o surgimento do Android (sistema operacional para os smartphones), utilizados pela fabricante HTC em seus aparelhos. Mas, pela primeira vez, a companhia de buscas coloca sua marca num celular, também fabricado pela HTC.
Nexus One já vem com menus em português
Ele é integrado com todos os serviços do Google como o Google Maps, Gmail, canal direto com o Youtube e traz o Android 2.1, a mais nova versão desse sistema operacional.
Muitos aplicativos, mas pouca memória para instalá-los
Os aplicativos criados pelos usuários também estão presentes no telefone do Google. Há uma opção de mercado para esse tipo de aplicativo que pode ser acessada pelo celular. O Google já promete que não será tão restrita em relação aos aplicativos.
Um problema no aparelho, porém, é a pouca memória para a instalação desses aplicativos: apenas 512 MB. O Google promete uma atualização que permitirá que os aplicativos sejam instalados no cartão de memória SD.
Ainda não há previsão de chegada ao Brasil
O Nexus One foi lançado apenas nos EUA, Hong Kong e na Grã-Bretanha, com o preço médio de US$ 530,00, bem mais caro que o seu rival direto – o iPhone. Não existe ainda uma data definida para o lançamento do celular no mercado brasileiro.