Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

iPhone X: primeiras impressões e resultados iniciais do teste
Depois de um dia com o mais recente lançamento da Apple, avaliamos o reconhecimento facial, a tela OLED e o design frente e verso de vidro
09 novembro 2017 |
iphone-x-primeiras-impressoes

Adeus botão Home. Olá tela maior e mais nítida.
O iPhone X, que já marcou o primeiro grande redesign da Apple em anos, começou a ser vendido na última sexta-feira (3) e passou por alguns testes rápidos em nossos laboratórios para avaliar os novos recursos do aparelho. Com base nas primeiras impressões, o telefone cumpre a promessa da Apple em oferecer algo maior e melhor.

Tela
Apesar do corpo quase todo de vidro, o telefone sobreviveu a alguns testes de queda. A tela OLED nos impressionou com o brilho e precisão de cor, além do novo recurso de reconhecimento facial elevado a um nível altíssimo com resultados quase impecáveis.

O iPhone X descartou o familiar botão Home, permitindo que os designers da Apple expandam a exibição sem aumentar o tamanho do telefone e a exibição é a maior da Apple. Quando medido em diagonal, ele apresenta 5,8 polegadas, acima dos 5,5 do iPhone 7 Plus e 7 Plus. Apesar disso, o corpo do telefone é um pouco mais curto e mais estreito que os outros.

Há um desnível notável na parte superior da tela, que abriga a câmera de reconhecimento fácil. Aplicativos como o Google Chrome adicionam uma barra na parte superior para que o recorte não cubra algo importante. Outros, como o YouTube, oferecem a opção de assistir a um vídeo de tela cheia, o que obriga a ignorar o recorte ou caixa de janela, reduzindo a imagem ao equivalente a uma tela de 4,9 polegadas. Nenhuma das opções é ideal. 

Sem o botão Home você deve dominar novas formas de controlar o telefone. É justo dizer que há um período de aprendizado, especialmente para usuários de iPhone há mais tempo. Para alternar entre os aplicativos, por exemplo, você deve pressionar a parte inferior da tela e, em seguida, deslizar o dedo até a tela. Um cartão aparecerá na tela para indicar que você pode deslizar para a esquerda ou para a direita e ver quais aplicativos estão abertos. Para sair de um aplicativo e voltar para a tela inicial, você deve pressionar a parte inferior da tela e deslizar mais uma vez. 

A Apple também fez uso criativo dos outros botões do iPhone X. Como o usuário não pode mais convocar a assistente pessoal, Siri, com o botão Home, a partir de agora basta pressionar o botão liga/desliga. Se desejar desligar o aparelho, basta pressionar o botão liga/desliga e o botão de volume ao mesmo tempo. 

 teste-de-queda-iphonex

Mesmo com frente e verso feitos de vidro, o aparelho sobreviveu a várias quedas

Reconhecimento facial

O reconhecimento fácil da Apple é fácil e rápido de configurar. O usuário precisa apenas manter o telefone no alto e centralizar seu rosto de um círculo na tela, depois mover lentamente o aparelho para que a câmera frontal possa mapear seu rosto. O telefone irá repetir o processo e cada escaneamento leva cerca de 30 segundos. 

Depois disso é aconselhável tentar desbloquear o aparelho ou um aplicativo que exigiria o scanner de impressões digitais de um iPhone antigo – simplesmente deixe que o aparelho olhe rapidamente para o seu rosto. Quando a câmera o reconhece, o pequeno cadeado na parte superior da tela é aberto e você pode acessar o telefone normalmente. 

Em nossos testes, quando seguramos o telefone com ângulos estranhos, ele desbloqueou, mas não funcionou quando tentamos com os olhos fechados. 
Para ter uma melhor ideia da capacidade do reconhecimento facial, nossos técnicos elaboraram uma variedade de cenários de iluminação e três funcionários com diferentes tons de pele. 

O sensor rapidamente tropeçou. Trabalhamos com uma iluminação projetada para simular a luz do dia, uma sala de estar típica, restaurante mal iluminado, luz fluorescentes e escuridão completa. Quase todos os cenários funcionaram perfeitamente – a exceção foi quando um dos voluntários do teste colocou uma touca quase na altura das sobrancelhas e o telefone foi posicionado em um ângulo nos limites do campo de visão do sensor. 

reconhecimento-facial-iphonex

Tela OLED

Para avaliar o desempenho da tela, comparamos com as telas OLED no Samsung Note, por possuírem os mesmos atributos. Em nosso teste utilizamos uma série de imagens e padrões de teste e o resultado foi  a confirmação de níveis profundos de preto, cores precisas e ângulos de visão incrivelmente amplos. As diferenças foram impressionantes quando comparadas à tela LCD tradicional do iPhone 8.

Os padrões de pixels nas duas telas OLED foram todos iguais, mas o iPhone X teve uma ligeira vantagem que o Note 8: sua tela era mais precisa com cores mais brilhantes, o que traz sutis diferenças nas fotos de ambos.

teste-tela-oled-iphonex

A Apple anunciou que o iPhone X será comercializado no Brasil por R$ 7.799 em sua versão de 256 GB e R$ 6.999 com 64 GB.

Clique aqui e descubra 5 coisas que você pode comprar pelo preço de um iPhone X. 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

apple
cartão-santander
plano-de-celular
consignado-cartao

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.